Notícias

|

Proporção de indústrias que inovam atinge maior nível em um ano

Fonte: Folha de Londrina

O número de indústrias brasileiras que realizaram algum tipo de inovação em produtos ou processos no primeiro trimestre de 2018 alcançou a maior proporção em um ano, e chegou a 45,9%. Os dados são da Sondagem de Inovação da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O indicador de gastos com inovação subiu de 92,8 para 96,6 pontos do 4º trimestre de 2017 ao primeiro período desse ano depois de seis meses de queda. O indicador é calculado através da diferença entre a proporção de empresas que afirmaram ter aumentado os gastos em inovação e aquelas que mantiveram ou diminuíram, acrescido de 100. Quando o indicador, que varia em uma escala de 0 a 200, se mantém abaixo dos 100 pontos, significa que um maior número de empresas diminuiu ou não realizou investimentos em inovação no período pesquisado. O período de coleta da Sondagem de Inovação é trimestral e ocorre nos dois primeiros meses subsequentes ao trimestre de referência da pesquisa. 

A parcela de empresas pesquisadas que aumentaram os gastos com inovação foi de 11% para 21,6%, maior nível desde o 3º trimestre de 2014 (23,4%), enquanto as indústrias que diminuíram os recursos para inovação passaram de 13,6% para 11,3%, no mesmo período. O percentual de empresas que não fizeram gastos com inovação, no entanto, passou de 4,6% no 4º trimestre de 2017 para 13,7% no 1º trimestre de 2018. Dentre as empresas pesquisadas, 54,1% pretendem inovar no segundo trimestre de 2018, um aumento de 3,5 pontos percentuais em relação ao período anterior. Este é o melhor resultado desde o 2º trimestre de 2015, que teve perspectiva de inovação de 56% das indústrias. 

Este otimismo, porém, pode ser afetado pela greve dos caminhoneiros, deflagrada após a realização da Sondagem de Inovação, avalia a ABDI. A paralisação provocou recuo de 3,34% na atividade econômica de maio, em comparação com abril, segundo dados do Banco Central. 

Para a ABDI, o aumento da proporção de empresas que inovam, tem como uma de suas causas prováveis a melhoria da qualificação dos profissionais de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Houve um crescimento proporcional de indústrias com mestres, de 50,6% para 58,2%, e doutores, de 27,6% para 30,4%, no 1º trimestre de 2018 em relação ao 3º trimestre de 2017. As empresas que afirmam possuir mais de sete profissionais com pós-graduação dedicados à inovação chegaram a 29,3%, o maior nível da série iniciada em 2010. 

AMBIENTE PROPÍCIO 
Na visão do vice-presidente da Fiep (Federação da Indústria do Estado do Paraná), Ary Sudan, o investimento em inovação é uma maneira de aumentar a produtividade e reduzir custos, essencial nesse momento que segue um período de crise. "A crise, em um primeiro momento, nocauteou as indústrias, e levou à paralisação geral. No passo seguinte, para sobreviver, a indústria tem que tomar a iniciativa e aumentar a produção e buscar o barateamento de custos. Vivemos hoje em um mundo em que se fala de inovação o tempo inteiro. O ambiente hoje é muito propício para as empresas inovarem, elas são estimuladas todos os dias. Sindicatos, federação, Sebrae falam sempre a mesma coisa. Há o desejo e há o estímulo (para inovar)." 

Sudan afirma que as indústrias estão retomando sua capacidade de investimento após a greve que impactou o setor produtivo. "O ano começou com muito entusiasmo, mas a economia declinou e culminou na greve. Mas parece que as indústrias estão se levantando." A perspectiva é boa, mas o governo precisa tomar providências, promovendo as reformas tributária e previdenciária, bem como a desburocratização. 

INVESTIMENTO 
A indústria de refrigeração científica Indrel, de Londrina, continua investindo em inovação de produtos. "A aposta é investir em inovação para estar à frente quando a economia retomar o crescimento", explica João Rapcham, presidente da empresa. A companhia investe em refrigeradores conectados, que podem ser monitorados e geram relatórios de atividade. O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento cresce ano a ano, afirma Rapcham. Também cresce o número de engenheiros com títulos de mestres e doutores e a qualificação desses profissionais através de treinamentos e visitas a eventos, ele completa. 

Já na Apetitoso Alimentos, a inovação está "parada" por falta de capacidade de investimento, relata Wanderley Napoli. "A inovação está meio parada. O problema é ter capital para investimento. Para tudo o que se vai fazer de novo tem que ter capital. Ideias temos muitas." O industrial queixa-se dos impostos, e por esse motivo pensa em levar sua produção para o Paraguai, que tem uma lei, chamada de Maquila, que prevê a isenção de impostos para empresas estrangeiras. "Se eu fabricar lá e colocar distribuição em Londrina, chega 30% mais barato." O empresário afirma que quase 50% do preço de um de seus produtos (um pé de moça) é composto por impostos. 

PRIORIDADES 
Os investimentos em inovação ficaram em quarto lugar na prioridade das empresas para aumento de produtividade, com 41,4% das indicações, de acordo com os dados da ABDI. Dentre as 79 empresas que acreditam que investimentos em inovação podem aumentar a produtividade nos próximos anos, 30,7% pertencem a segmentos com sistema produtivo ligado à transformação da estrutura produtiva – que em média tem uma tendência em inovar mais produtos do que os demais – 25,7% Intensivos em escala, 25% Intensivos em trabalho e 18,6% relacionado ao Agronegócio. 

Para elevar o nível de produtividade nos próximos anos, a maior parte das empresas avaliam que investir em equipamentos e instalações (64,2%) e na melhoria dos métodos de gestão (63%) são esforços que devem ser considerados. A qualificação da mão de obra foi outro item mencionado por mais da metade das empresas (51,5%).


Compartilhe com o universo

Compartilhar Proporção de indústrias que inovam atinge maior nível em um ano no Facebook Compartilhar Proporção de indústrias que inovam atinge maior nível em um ano no Twitter Compartilhar Proporção de indústrias que inovam atinge maior nível em um ano no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *