Notícias

|

Vendas do varejo sobem 0,5% em setembro ante agosto, revela IBGE

Fonte: Folha de Londrina

As vendas do comércio varejista subiram 0,50% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta terça-feira, 14, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com setembro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 6,4%. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,3% no ano e queda de 0,6% em 12 meses. No varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,00% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com setembro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 9,3% em setembro de 2017. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 2,7% no ano e redução de 0,1% em 12 meses. 
Segundo Isabella Nunes, gerente na Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, o varejo confirmou em setembro que há uma recuperação no setor, mas ainda gradual. O aumento no ritmo de vendas no mês foi visível em setembro em todas as comparações da Pesquisa Mensal de Comércio. 

O volume vendido, porém, ainda está 8,5% abaixo do patamar mais elevado, alcançado em novembro de 2014. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas estão 14,8% abaixo do pico registrado em agosto de 2012. "O varejo aumentou o ritmo das vendas, mas não foi capaz de recuperar as perdas do passado", observou Isabella. 

Em setembro, a alta de 6,4% no varejo restrito em relação a setembro do ano passado foi o melhor desempenho desde abril de 2014. O movimento foi puxado pelo avanço de 6% no volume vendido por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que também tiveram o avanço mais expressivo desde abril de 2014. O setor é estimulado pela redução nos preços dos alimentos consumidos em casa e pela ligeira melhora no mercado de trabalho. "Alimentos no domicílio estão com deflação de 5,3% (em 12 meses até setembro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), enquanto a inflação geral está positiva em 2,5% no período", disse Isabella. 

Quanto ao mercado de trabalho, o pequeno aumento no total de postos de trabalho elevou também a massa de salários em circulação na economia. "Portanto, a maior renda disponível e a deflação de alimentos beneficiaram o setor de alimentos, que mostra resultado positivo. Foi o setor que mais respondeu ao aumento das vendas", apontou a pesquisadora. 

A renda mais alta também ajudou nas demais atividades com avanços em setembro ante setembro de 2016: Móveis e eletrodomésticos(16,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,8%), Tecidos, vestuário e calçados(11,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,3%). "Eles estão respondendo a essa mesma lógica de aumento de massa de salários", afirmou Isabella. 

Houve perdas, porém, em Combustíveis e lubrificantes (-4,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,0%). "Os preços dos combustíveis estão evoluindo acima da inflação, livros e papelaria também", disse. 

No varejo ampliado, o avanço de 9,3% ante setembro de 2016 foi a taxa positiva mais elevada desde outubro de 2012. O segmento de Veículos, motos, partes e peças apresentou avanço de 10,8%, enquanto Material de construção cresceu 15,5%."O varejo teve um mês de setembro forte", concluiu a gerente do IBGE.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Vendas do varejo sobem 0,5% em setembro ante agosto, revela IBGE no Facebook Compartilhar Vendas do varejo sobem 0,5% em setembro ante agosto, revela IBGE no Twitter Compartilhar Vendas do varejo sobem 0,5% em setembro ante agosto, revela IBGE no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *