01/08/2018 08:00:49 4 formas de usar a ansiedade a seu favor

Fonte: Época Negócios

Cuidar da saúde mental é um desafio diário no mundo moderno. No Brasil, a dificuldade parece ser ainda maior, uma vez que o país tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A palavra "ansiedade" representa, para muitas pessoas, uma condição extremamente debilitante que afeta diretamente a capacidade de ação. No entanto, existem quadros nos quais a ansiedade simboliza uma sensação que pode ser aproveitada para melhorar o desempenho do indivíduo, conforme explicou a psicóloga clínica Alicia H. Clark, autora do livro Hack Your Anxiety, ao site Fast Company.

Caso a ansiedade seja uma condição que influencia negativamente o seu dia a dia, a orientação é procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Porém, se o sentimento é moderado, existem algumas formas de utilizá-lo a seu favor e trazer resultados positivos para você, segundo Clark.

Identifique o problema
Quando a ansiedade faz você se sentir desconfortável, é preciso explorar a origem desse sentimento, explica Clark. Investigue o medo e o nervosismo e procure entender os motivos responsáveis por essa sensação. A partir do momento que você nomear esse sentimento, você poderá começar a lidar com ele e mudar o seu pensamento. Se você tem uma apresentação importante no trabalho e isso é a causa da sua ansiedade, por exemplo, pense nos motivos que fazem você se sentir dessa forma. Segundo a psicóloga, muitas razões são válidas para esse sentimento, mas cada uma delas requer um tratamento diferente.

Enfrente
A ansiedade pode ser interpretada como um alerta sobre uma situação ou um risco, conforme explicou a terapeuta Lauren Appio, fundadora do Appio Psychological Consulting, à Fast Company. Muitas vezes, isso é o que motiva as pessoas a procurar uma terapia — para que elas possam ficar mais atentas a esses sinais. Sendo assim, pense nos sinais de alerta que a sua ansiedade emite para você e utilize esse autoconhecimento para saber lidar com a situação da melhor forma.

Espaireça
Se a sensação de ansiedade for esmagadora para você, o ideal é fazer uma pausa. Esse intervalo dedicado a você vai depender da situação em que você estiver. Caso você esteja prestes a fazer um discurso ou apresentação, exercícios de respiração profunda podem ajudar. Se possível, passeios ou atividades não relacionadas ao trabalho também servem como uma válvula de escape importante, assim como sessões de meditação.

Repense
A partir do momento que você conseguir identificar os motivos que te levam à ansiedade, você conseguirá pensar neles de uma forma diferente. Trata-se de uma espécie de "reformulação". Segundo Clark, a ansiedade em níveis moderados pode aguçar o foco e melhorar o desempenho. Dessa forma, ao invés de sentir medo em relação ao desafio que você vai enfrentar, você pode dar mais atenção à oportunidade que pode surgir dessa situação, pensando nos aspectos positivos.