06/12/2017 08:47:21 5 dicas de sucesso para decorar vitrine de Natal

Fonte: Novo Negócio

O Natal está chegando e decorar vitrine de Natal torna-se comum. Mas e como fazer isso corretamente? Existem algumas técnicas e dicas para decorar vitrines e conseguir vender mais? A resposta é Sim. Por isso criamos este post ensinando para você as artes da decoração natalina e como trabalhar corretamente a sua vitrine.

A concorrência no comércio brasileiro é bastante acirrada em todos os setores, desde o ramo do vestuário até os artigos para decoração doméstica. Em meio a tanta concorrência, as empresas têm que encontrar os seus métodos próprios para se destacar, atrair e cativar a preferência do público consumidor. Investir na comunicação visual da loja é de fundamental importância chamar a atenção, ainda mais em datas comemorativas, que se tem um expressivo aumento de vendas.

Para manter o interesse do público-alvo, as lojas devem saber aproveitar as oportunidades para trabalhar a comunicação, sendo que as principais são as datas comemorativas que movimentam o comércio como, por exemplo, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e natal. Esta última data é a mais lucrativa para os empreendimentos comerciais, uma vez que os brasileiros de todas as classes econômicas possuem o hábito de presentar os seus familiares e amigos no Natal.

Você tem uma loja e quer garantir que as suas vendas sejam bem sucedidas na época do Natal? Então é necessário começar a atrair o público-alvo desde já, investindo na decoração das vitrines, usando elementos natalinos que gerem identificação e despertem o desejo de consumo nos clientes. Acompanhe abaixo nossas dicas de como decorar /vitrine de Natal/.

Qual é o conceito da decoração da vitrine de Natal

Antes de qualquer coisa, é importante que o lojista entenda qual é o conceito da decoração da vitrine do Natal. A decoração da vitrine serve para despertar a atenção do público-alvo, fazendo com que ele seja estimulado automaticamente a entrar no estabelecimento comercial e consumir os produtos que estão sendo oferecidos.

Sendo assim, os especialistas em vitrinismo recomendam que a elaboração da decoração da vitrine utilize elementos que contenham uma história para atrair a atenção das pessoas. Lembre-se que o Natal é uma época em que os consumidores costumam ficar mais sensíveis e emotivos, logo, os lojistas têm de usar esse fator ao seu favor e criar oportunidades para aumentar as vendas.

Use os elementos natalinos para decorar a vitrine de Natal

Usar elementos natalinos para decorar uma vitrine de Natal parece uma recomendação redundante, não é? Mas, na ânsia de querer deixar a vitrine linda e atrativa, existem muitos lojistas que acabam pecando pelo excesso, ou seja, entopem este espaço com o maior número possível de objetos de decoração, deixando a vitrine mais bagunçada do que bonita.

Por isso, é indicado fazer uma seleção dos elementos que realmente são natalinos e que estão de acordo com os produtos que são comercializados na sua loja. Os objetos decorativos também precisam ser proporcionais ao tamanho da vitrine, afinal, se o espaço for pequeno, consequentemente, os elementos têm que ser menores e mais discretos para deixar os produtos expostos em maior evidência.

Outro fator que contribui para o fracasso das vendas de quem está decorando uma vitrine de Natal é esquecer o foco principal – leia-se: vender – você tem determinados produtos chaves na sua loja que irão apresentar uma maior lucratividade, são o seu foco de venda. Estes produtos precisam ser o foco da vitrine, ou seja, seus esforços em decorar a vitrine não são apenas para deixá-la bonita, mas também para despertar o interesse do consumidor em comprar determinado produto.

Use elementos decorativos apropriados ao tipo de produto que a loja vende

Uma das principais dicas para fazer a decoração de vitrine de natal é usar elementos decorativos que estejam apropriados ao tipo de produto que é comercializado pela loja. Por exemplo, se o estabelecimento vende calçados, o lojista pode usar as tradicionais botinhas do Papai Noel para decorar o espaço. Use a criatividade e faça combinações entre os elementos natalinos e os produtos que o público-alvo tenha facilidade para identificar.

5 Dicas de sucesso para decorar vitrine de Natal

Você está precisando de referências para começar a decorar sua loja? Para não errar na decoração existem alguns elementos básicos que não podem faltar na sua vitrine e que são bem versáteis, visto que podem ser dispostos de variadas formas, basta usar a criatividade. Veja a seguir cinco dicas de como decorar vitrine de Natal:

1. Use o Papai Noel na decoração da vitrine de Natal

Quando se fala em decoração de Natal, o Papai Noel é um dos elementos decorativos que mais são lembrados pelas pessoas, logo, ele não pode faltar como enfeite da vitrine. A vantagem é que este artigo pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos, materiais e tamanhos, inclusive, combinado com os produtos comercializados.

Além do Papai Noel, também existem outros artigos natalinos para compor a vitrine como, por exemplo, as estrelas cadentes, o pinheirinho de Natal, botinhas do Papai Noel, guirlandas, bolinhas coloridas, pinhas secas de pinheiro e laços de presente. Os objetos podem ser dispostos tanto no chão quanto no vidro da vitrine.

2. Iluminação da vitrine de Natal

As luzes são responsáveis pela ideia de magia que a decoração de Natal transmite para as pessoas. Sendo assim, a iluminação é essencial para compor a decoração. Neste caso, o lojista pode usar os tradicionais pisca-piscas ou investir em lâmpadas mais sofisticadas e coloridas.

A iluminação da vitrine de Natal pode ser usada para projetar a luz nos produtos, deixando-os em destaque. Em se tratando da iluminação é importante tomar cuidado para não causar “estranheza” na visão das pessoas, sendo recomendado usar luzes coloridas, mas que sejam sóbrias.

Para saber como a luz está influenciando na sua vitrine, uma boa dica é pedir para que amigos e terceiros lhe deem uma sincera opinião, bem como, como está o destaque dos produtos foco e se comprariam. Com isso terá boas ideias para mudar na sua vitrine e até mesmo saber como os outros consumidores estão pensando.

3. Use temas como referências para decorar vitrine de Natal

Um dos recursos mais interessantes para fazer a decoração de vitrine de natal é usar temas com referências clássicas e modernas. Por exemplo, você tem uma loja voltada para o público infantil? Então, que tal investir em um tema relacionado a filmes e desenhos animados? É uma excelente estratégia para decorar o espaço, despertando o interesse dos pais e das crianças.

Há diversos temas que podem ser usados para decorar a vitrine de Natal e o lojista também pode criar os seus próprios temas. A decoração do Natal é uma tradição vinda do exterior, principalmente dos países da Europa, onde o Natal acontece durante o inverno, o que faz com que as referências à neve sejam algo comum na decoração natalina. Por isso, o lojista pode usar paisagens de gelo como tema para decorar a vitrine.

Para escolher o tema ideal na decoração da vitrine de natal o seu foco tem de ser o público-alvo. Quem compra o seu produto?

É comum os lojistas pecarem neste aspecto, objetivando montar uma vitrine de natal bonita e chamativa, esquecendo-se de levar em consideração “quem eles desejam que preste atenção”? Por exemplo, uma loja de brinquedos, deve ter uma vitrine voltada para crianças, não adianta despertar a atenção de adultos.

4. Personalize as vitrine de Natal

Você não quer ser apenas mais um lojista com uma decoração de natal igual a todas as outras? Nesse caso, uma boa alternativa é personalizar a decoração da vitrine de natal. Nesta situação, não é necessário fazer grandes investimentos em objetos decorativos, basta usar a criatividade com elementos simples.

Se a loja tem uma ideologia sustentável e vende produtos que respeitam o meio ambiente, uma opção de decoração é construir uma árvore de Natal, que em vez de ter galhos é composta por pequenas prateleiras, onde as mercadorias podem ser dispostas na vitrine, sendo envolta por luzes.

Essa ideia é bastante funcional para lojas de calçados e acessórios.

5. Use manequins temáticos para decorar vitrine de Natal

Para as lojas de roupas, por exemplo, uma boa dica é usar os manequins temáticos para compor a decoração. O lojista pode aproveitar a magia que se espalha em tempos natalinos para brincar com o imaginário dos clientes, usando manequins de Papai Noel e Mamãe Noel para vestir com as roupas comercializadas na loja.

Outra alternativa para usar os manequins temáticos de Natal é colocá-los em evidência na vitrine juntamente com os manequins tradicionais que exibem as peças vendidas no estabelecimento, criando a ideia de que eles estão interagindo. Neste caso, é necessário que as paredes das vitrines também sejam decoradas com elementos natalinos.

Veja na galeria de foto abaixo algumas inspirações para vitrines de Natal!

Galeria de Fotos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução