Notícias

|

A vez do varejo

Fonte: Revista Mercado em Foco – ACIL -​ Por Susan Naime

A quinta edição do evento Mercado em Foco 2018 traz um desafio para você: pensar “fora da caixa” para ingressar sua empresa numa nova era no mundo dos negócios.

O encontro, agendado para 21 de março no Aurora Shopping, irá reunir as principais tendências e soluções para o pequeno e médio varejo, além de cases de gestão com práticas inovadoras e eficientes para o mercado.

Mas enquanto o dia 21 não chega, propomos um exercício: pare por alguns minutos e faça uma reflexão. Sua empresa é a mesma de dois anos atrás? Ela proporciona experiências ao consumidor para transformá-lo em defensor da marca? Sabe como utilizar a transformação digital e as tecnologias de inovação a seu favor?

Se há algum consenso em relação aos últimos anos é que o consumidor está em constante mudança e o mercado já é outro. Nunca em tão pouco tempo e com tamanha intensidade os negócios foram expostos a inúmeros desafios e oportunidades.

Para as empresas que desejarem fazer parte deste novo mercado o caminho é um só: entender e se adaptar a essas transformações. “Essa edição do Mercado em Foco tem a premissa de dar um novo modelo para o evento, abordar as principais tendências relacionadas ao varejo e apresenta-las através de um número maior de palestras e painéis de discussão, dando continuidade ao papel da ACIL de atender as expectativas e necessidades do empresariado”, explica o superintendente da ACIL, Rodrigo Geara. “Entendemos que como associação temos também a missão de ser prestadores de soluções para o mercado. Quando olhamos os desafios do varejo e do empresário diante desse novo mercado, concluímos que seria importante reunir em um só espaço nomes relevantes e com muita bagagem para somar forças aos empresários participantes do evento”, esclarece.

Segundo Geara, não é tarde para iniciar as transformações que o novo mercado exige. “Vemos grandes cases de empresas multinacionais, empresas muito tradicionais, que não resistiram a ter que se reinventar. Muitas delas, infelizmente, não tiveram tempo para essa volta. Então, preferimos levar esse apoio para a virada de chave na cabeça do empreendedor.”

Inovação e tendência

Numa visão panorâmica sob toda a cadeia produtiva, o Mercado em Foco abordará temas como as novas tecnologias em sintonia com o comportamento do consumidor, a transformação digital, inteligência artificial e Big Data (o valor dos dados no varejo), varejo físico VS e-commerce, cases de sucesso, startups e como elas podem ajudar o varejo. As principais tendências e novidades apresentadas durante a NRF Big Show, maior e mais importante feira de varejo do mundo, também contemplarão a programação do evento.

No palco, um rodízio com empresários de sucesso que destacaram seus negócios no mercado local e nacional. Entre eles, Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato; José Carlos Rocha Junior, diretor comercial da Vivo; André Yui, CEO da Key Design, um case de sucesso no comércio eletrônico brasileiro; Fabiola Paes, uma das responsáveis do OASISLab, um ecossistema de inovação para o varejo; além de Leandro Krug Batista, consultor de mercado e especialista em Gestão de Negócios de Varejo.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação da ACIL, Marco Aurélio Kumura, a transformação das empresas passa a ser questão de relevância e sobrevivência. “O varejo é o setor que irá passar por mais transformações nos próximos anos. Os consumidores estão buscando novos hábitos de consumir e isso inclui a forma como olham para as operações de varejo, seja ele online ou off-line, e a tecnologia permite que essas operações sejam completamente remodeladas e transformadas. Entender essas transformações antes do tempo permite que os varejistas possam se planejar e sair mais fortalecidos no cenário que se desenha para os próximos anos. Por isso, a ACIL se posiciona dessa forma, estando ao lado dos varejistas para auxilia-los na geração de conhecimento e nesse processo de adaptação”.

“Uma das adaptações que o varejo precisa fazer vai muito além do nível de serviço oferecido. Ela está voltada para a experiência do consumidor, que gerará um diferencial competitivo. Isso não tem nada a ver com o tamanho da empresa. Seja ela pequena, média ou grande, todas são capazes de pensar e executar suas ideias. Outra tendência é a fusão entre varejo virtual e varejo físico. São essas inovações nas operações e no modo de enxergar o mercado que irão decidir quais empresas terão mais sucesso”, ressalta Kumura.

Serviço: O evento Mercado em Foco será no dia 21 de março, a partir das 13 horas com a abertura para credenciamento, no Aurora Shopping. Mais informações pelo telefone (43) 3374-3082 ou no site www.acil.com.br/forummercadoemfoco.


Compartilhe com o universo

Compartilhar A vez do varejo no Facebook Compartilhar A vez do varejo no Twitter Compartilhar A vez do varejo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *