Por Paulo Briguet / Equipe ACIL
Cerca de 70 pequenos empresários de Londrina participaram da quarta turma do Bom Negócio Paraná, realizada no começo de maio pela ACIL em parceria com o Sebrae. O objetivo do programa é capacitar pessoas na gestão de empresas e oferecer crédito a juros baixos, se necessário. A ACIL aderiu ao programa do governo estadual em novembro de 2011 e, desde então, vem servindo de modelo para a implantação do Bom Negócio por outras associações comerciais do Paraná. Até agora, cerca de 300 empresários passaram pelo programa em Londrina.
O curso de capacitação é gratuito e se divide em cinco módulos: gestão comercial, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão estratégica e gestão de negócios. Instrutores e facilitadores oferecem uma série de informações sobre a elaboração de um plano de negócios para cada empresa, proporcionando aos microempreendedores um caminho seguro para a prosperidade dentro do mercado formal.
A analista de negócios Valéria Furlan Sitta, da ACIL, afirma que o Bom Negócio é, antes de tudo, um programa de capacitação. “A ideia principal é que as pessoas organizem suas empresas. Ao final do curso, oferecemos uma linha de crédito necessário”, observa a analista de negócios.
A obtenção de crédito é apenas uma das possibilidades oferecidas pelo Bom Negócio. Outro benefício do programa é a formação de Núcleos de Negócio, em que os consultores da ACIL auxiliam os pequenos empresários na busca de soluções produtivas. participantes”, diz Valéria Sitta.
O presidente da agência Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, esteve presente no encerramento do curso de capacitação do Bom Negócio e elogiou a atuação da ACIL no programa. Estado”, disse Juraci, ao parabenizar a entidade.
Para o presidente em exercício da ACIL, Flávio Balan, a parceria com o Fomento Paraná é uma forma de consolidar os valores do empreendedorismo e do associativismo. empresarial”, comenta Balan.