04/12/2015 00:00:00 ACIL sedia lançamento de livros de diferentes áreas

Fonte: Assessoria ACIL

A Associação Comercial e Industrial de Londrina sediou o lançamento de duas importantes obras – uma voltada para investidores, outra para o pessoal da terceira idade – nesta sexta-feira 4 de dezembro. Pela manhã, no auditório da entidade, o Grupo Folha de Comunicação promoveu o lançamento de “Londrina e Região Metropolitana: Pioneirismo e Desenvolvimento”. À noite, a assistente social Liz Clara Campos lançou “Poemas e Cores: para sentir e colorir”, com ilustrações de Antônio Bonifácio.

Em 126 páginas, a obra publicada pelo Grupo Folha traz informações e indicadores de 25 municípios do Norte do Estado: Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia, Sabáudia, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana e Uraí.

Segundo o superintendente do grupo, Nicolás Mejía, “Pioneirismo e Desenvolvimento” traz indicadores – sobre agropecuária e faturamento, analfabetismo, balança do comércio exterior, coleta de esgoto, crescimento populacional e Produto Interno Bruto (PIB) – que devem ser utilizados pelos gestores municipais para planejar o crescimento das cidades e atrair investidores.

Compuseram a mesa de honra, além de Mejía, o presidente da ACIL, Valter Orsi, o prefeito de Ibaiti (Norte Pioneiro), Roberto Regazzo, e o gerente geral comercial do Grupo Folha, Luciano Kuhl. Estiveram presentes os deputados federais Marcelo Belinati e Alex Canziani, o vereador Professor Fabinho e lideranças empresariais.

Alma poética

Com 113 páginas de poesias que incentivam o pensamento afetivo e positivo e desenhos para colorir que induzem à reflexão e à criatividade, “Poemas e Cores: para sentir e colorir” é fruto da longa experiência de Liz Clara Campos como assistente social. “É um livro que foi embrulhado com a alma poética”, define ela, que foi secretária municipal do Idoso em Londrina e tem outras obras relativas ao tema.

O conteúdo do livro é parte da metodologia da memória e da comunicação – desenvolvida por ela mesma – cujo objetivo é a estimulação cognitiva. “O leitor encontrará, em meio às escritas poéticas e desenhos para colorir, uma sequência lógica de exercícios de estimulação da memória e criatividade”, afirma Liz Campos. “É um livro que rompe com o ‘mesmismo’ e inova as formas de trabalhar, e que quem lê-lo será provocado a buscar no cotidiano a inspiração para construir seus versos”, ela acrescenta.

“Poemas e Cores” traz atividades da estimulação da memória e criatividade que, segundo a autora, são excelentes para despertar habilidades esquecidas ou mesmo desenvolvê-las e, com isso, manter o cérebro em funcionamento e melhorar a qualidade de vida. “O envelhecimento da população é fato a ser enfrentado com seriedade”, diz a autora. “Um dos desafios é manter a longevidade dessa população de forma a garantir qualidade de vida, pois é sabido que, com o envelhecimento, tem-se a diminuição das capacidades físicas e intelectuais.”