23/05/2016 00:00:00 Nova Mercado em Foco destaca ambiente hostil que desafia o prefeito

Fonte: Assessoria ACIL

O número 33 da Mercado em Foco, publicação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), já está em circulação com destaque para a reportagem sobre as dificuldades que o prefeito Alexandre Kireeff enfrenta para manter o equilíbrio entre a arrecadação e os gastos da administração municipal. Na maré que o governo municipal tenta se manter em pé, estão todos os perigos reunidos: os pagamentos de dívidas antigas (herdadas de gestões passadas), a escalada da inflação que aprecia o  custeio, a recessão que faz a receita da cobrança de impostos despencar.

A revista aborda também outra chaga que flagela – como em nenhum outro tempo - o setor produtivo do Brasil contemporâneo.  O relato em tom de desabafo de três personagens atormentados pela fome voraz da máquina pública revela que estamos muito próximos do ponto de inflexão que já se avista: como queremos menos tributos, queremos menos Estado.

E, afinal, como um líder empresarial atua num cenário tão difícil? Em entrevista exclusiva, o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi responde a esta questão que ecoa de norte a sul e a tantas outras. O industrial - conhecido por sua incrível capacidade de aglutinar iguais e diferentes em torno de causas comuns - faz um balanço dos seus dois anos de atuação à frente da maior entidade empresarial da região.

A edição não foge da sua missão de traçar um painel verdadeiro do que está acontecendo na região. E há boas notícias. O agronegócio colhe resultados positivos a partir das exportações e irriga toda a atividade econômica, um respiro que dá fôlego ao Norte do Paraná diante da conjuntura nacional.

A reportagem da Mercado em Foco também descobriu que os projetos sociais estão resistindo mesmo com o corte de despesas das empresas apoiadoras. Outro motivo para se animar é o aquecimento no mercado de joint ventures, uma modalidade de gestão que une os negócios de empresas distintas porém com o mesmo foco.

Confira muito mais na edição: como são os ganhos de quem para de fumar; Londrina Smart City; a sensação de insegurança na cidade; e o perfil de Wilson Cavina, do Sicoob. Não perca também a Coluna da ACIL e a Coluna do Associado.