Aeroporto de Londrina está na lista de segundo lote de privatizações do Governo Federal

Fonte: Tarobá News

O aeroporto governador José Richa, de Londrina, faz parte do novo chamamento para a sexta rodada de concessão de aeroportos. O edital foi publicado nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União.

Além do aeroporto de Londrina, fazem parte outros quatro do Paraná, como o Afonso Pena, em Curitiba e o Cataratas, de Foz do Iguaçu e outros nove na região sul.  Ao todo, 22 aeroportos integram a lista e podem ser privatizados, na região norte e outro grupo, chamado de eixo central.

Coma publicação, é dado o pontapé inicial aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Eles que devem dar subsídio ao modelo de concessão que deve ser usado as privatizações, que segundo o edital são chamados de “expansão, exploração e manutenção dos aeroportos”. O edital deve definir os valores por cada bloco e expectativas de investimentos.

O valor máximo que deve ser pago por projetos, levantamentos,investigações e estudos técnicos para subsidiar o governo federal é de R$ 34.369.576 pelo lote da região sul.

O governado Ratinho Junior chegou a defender a privatização alegando que a mudança de mãos vai modernizar os terminais. A previsão é que o leilão ocorra em agosto de 2020.

A CODEL, Instituto de Desenvolvimento de Londrina não quis se manifestar e alegou que não existe nada de concreto atéo momento. Uma reunião deve ser marcada para debater o assunto em Brasília.