Artigo: Como agir diante do erro

Fonte: Flávio Moura A sabedoria popular prega que a gente aprende com os próprios erros e que só deve atirar a primeira pedra quem nunca errou. Essa é uma tentativa […]

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Artigo: Como agir diante do erro no Linkedin Compartilhar Artigo: Como agir diante do erro no Twitter Compartilhar Artigo: Como agir diante do erro no Facebook

Fonte: Flávio Moura

A sabedoria popular prega que a gente aprende com os próprios erros e
que só deve atirar a primeira pedra quem nunca errou. Essa é uma
tentativa de mostrar que o desacerto faz parte do processo de
aprendizagem.

Bem-intencionados ou não, cometemos deslizes em alguns momentos da
vida. Uns menos significantes e outros com proporções bem maiores, que
marcam a nossa história.

Se por um lado existem pessoas que cometem várias vezes os mesmos
erros e acreditam que isso é normal, há quem entra em desespero quando
tropeça em alguma tarefa e seu sofrimento geralmente não se limita ao
trabalho. A vida pessoal também sofre estragos por conta da dificuldade
de aceitar as próprias falhas.

No mundo corporativo a tolerância é ainda menor, pois existe o
pressuposto de que devemos acertar muito mais do que errar e somos
diariamente avaliados por isso. As principais vítimas desse sentimento
são as lideranças, sempre julgadas pelos resultados que alcançam, em
especial os de curto prazo.

É claro que todos esperam de um líder um número muito maior de
acertos, mas em certos momentos a expectativa é de que ele seja
infalível. Essas cobranças partem da empresa, da equipe e do próprio
profissional. Quem está nesta posição sabe que um deslize pode
comprometer os resultados do mês, a imagem da empresa e, talvez, a
credibilidade conquistada ao longo dos anos.

Pense em um líder que percebe que conduziu a equipe por um caminho
equivocado e agora precisa dizer isso aos colaboradores. O que ele
deveria fazer para não passar uma imagem de que todo esforço empreendido
até o momento foi em vão? Como dizer a verdade sem desmotivar a sua
equipe ou cair no descrédito?

Não há receita mágica, mas o fato é que se o erro já aconteceu não
adianta simplesmente justificá-lo. O importante é encontrar uma forma
de diminuir os efeitos dele, afinal como líder você precisa ter em mente
que os seus exemplos servirão de ensinamentos aos liderados. Se não
assumir os seus erros ou tentar abafá-los, os colaboradores farão o
mesmo, pela força do exemplo.

Também é importante não tapar o sol com a peneira e fingir que
nada aconteceu. Reconheça que errou, busque identificar o motivo que o
levou a falhar e mostre que está dando a si mesmo uma oportunidade de
resolver o problema. Ou seja, sentir remorso não é suficiente. Ainda que
não seja possível compensar ou ressarcir quem foi prejudicado, busque
ao menos amenizar a situação se prontificando a revertê-la, antes mesmo
que alguém lhe cobre isso.

Muitas vezes precisamos aceitar as nossas limitações e
trabalharmos para que elas sejam minimizadas. Usar a experiência
negativa para amadurecer e evitar equívocos futuros. Crescer
verdadeiramente com o erro.

Como eternos aprendizes da vida, é preciso aceitar que estamos
expostos a muitos riscos, especialmente quando enfrentamos desafios
novos e complexos. Contudo, também não podemos esquecer: se errar é
humano, acertar é ainda mais.​

Flávio Moura é palestrante e consultor organizacional da Caput Consultoria

Leia também