22/07/2015 00:00:00 Flávio Balan entra na Galeria de Presidentes da ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

A ACIL viveu um momento muito especial na manhã desta quarta-feira (22 de julho). Em cerimônia simples, mas de forte importância simbólica, fez-se o descerramento da foto do empresário Flávio Montenegro Balan na Galeria dos Presidentes da ACIL. Balan foi presidente da ACIL no biênio 2012-2014 e atualmente é conselheiro deliberativo.

Por tradição, o descerramento da foto acontece na metade do mandato da Diretoria Executiva. “Um dos principais valores de nossa entidade é o respeito à história”, disse o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi. “Hoje é o dia em que prestamos nosso tributo à memória da ACIL e àqueles que, tais como Flávio Balan, lançaram as sementes cujos frutos estamos colhendo agora.” Além de Balan e Orsi, a cerimônia foi prestigiada pelos ex-presidentes da ACIL Nilo Dequêch, David Dequêch Neto, Rubens Augusto, Marcelo Cassa e Nivaldo Benvenho (este, homenageado há exatamente dois anos).

O secretário municipal de Planejamento, Daniel Pellisson, representou o prefeito Alexandre Kireeff na solenidade e ressaltou os vínculos de confiança entre a ACIL e a administração municipal. “Na vida pública, temos alguns dissabores, mas eles são compensados pelas alegrias como a de estar aqui hoje, para homenagear este londrinense que tanto bem fez e continua fazendo por nossa cidade”, afirmou Pellisson. “Mais do que o presidente de uma entidade tão importante, eu vejo em você um amigo, Flávio.”

A cerimônia contou com a presença de dezenas de pessoas, entre lideranças empresariais, membros da administração pública, colaboradores da ACIL, amigos e familiares – inclusive os pais do homenageado – Sr. Antenor e D. Candinha. Balan emocionou-se ao falar sobre sua passagem pela Presidência da ACIL: “Continuamos nosso trabalho em prol do desenvolvimento de Londrina. Vamos juntos construir e reconstruir muitas coisas.”

Na cerimônia, os convidados receberam exemplares do livreto que reúne os editoriais da revista Mercado em Foco (publicação da ACIL criada no mandato de Balan). Foram lidas para os presentes algumas das frases instigantes que Balan proferiu ao longo de seu mandato, tais como:

“Desenvolvimento significa fazer o necessário, fazer o possível e sonhar com o impossível.”

“O pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade. O otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.”

“O mercado que buscamos significa a liberdade humana.”

“Temos uma visão do futuro conectada às realizações do presente.”

“A corrupção mata – e o desenvolvimento salva.”

“A única manifestação inaceitável é aquela que bloqueia a mente e trava o debate.”

“A liberdade não é um conceito abstrato; ela só adquire valor definitivo quando aplicada à vida real.”

“Ações concretas demonstram que realmente há um clima diferente no ar, um amadurecimento, uma atitude de dar as mãos em busca de melhorias.”


“Os empresários se associam à ACIL em busca de benefícios e acabam descobrindo que o maior benefício, entre tantos, é o orgulho de ser ACIL.”


Antes do descerramento da placa, o maestro e violinista Roney Marczak proporcionou a todos um momento de grande beleza e emoção, ao interpretar o tema “Czardas” ao violino. Essa música foi uma espécie de trilha sonora da reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial e carrega um forte simbolismo de desafio e superação. A outra peça interpretada por Marczak, bem no instante em que Balan e Orsi faziam o descerramento da foto na Galeria Presidencial, foi “Jesus Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach.

As duas músicas foram apenas um prenúncio do que vai acontecer no próximo dia 30 de julho, quando Roney Marczak vai fazer, na regência da Orquestra Jovem de Londrina, o esperado Concerto da Harmonia, no Teatro Crystal, em Londrina. “Será uma oportunidade única para celebrarmos a nossa cidade e conhecer o projeto social que realizamos através do ensino musical para crianças e jovens carentes”, afirmou Roney. Para adquirir ingressos do Concerto da Harmonia, ligue para (43) 3343-4445.