Notícias

|

Clima favorável na safra amplia produtividade, confirma Conab




As chuvas voltaram a provocar problemas graves em municípios do Centro-Sul do país em janeiro, mas para o desenvolvimento das lavouras de grãos o comportamento climático continuou favorável no mês, com reflexos bastante positivos sobre a produtividade de culturas como soja, milho e algodão – e, com isso, sobre a produção total estimada para a safra 2009/10, que está sendo colhida.

 

Novo levantamento da Conab, realizado entre os dias 18 e 22 do mês passado e divulgado ontem, aponta para uma colheita de 143,095 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, 1,2% a mais que o volume projetado a partir da pesquisa anterior e 5,9% acima do total do ciclo 2008/09 (135,135 milhões), que foi prejudicado por uma prolongada e severa estiagem nos Estados do Sul e em áreas de Mato Grosso do Sul.

 

Como a área plantada manteve-se praticamente estável em relação à safra passada e à previsão anterior para a temporada atual, em 47,652 milhões de hectares, o ganho projetado decorre de elevações de produtividade. No caso dos principais grãos, é até covardia comparar os novos cálculos aos de 2008/09, por causa da seca. Mas em relação às estimativas iniciais para 2009/10 também há incrementos.

 

Há, entretanto, alguns riscos pela frente. Nas últimas semanas, algumas colheitas sofreram atrasos por causa das chuvas e as perdas de produção dos casos de arroz e feijão são flagrantes. Em São Paulo, por exemplo, produtores de municípios como Avaré e Itapeva acusam quebras entre 30% e 50% em suas produções de feijão, conforme informou a Secretaria da Agricultura dos Estado. No Rio Grande do Sul, arrozeiros preveem a perda de 1 milhão de toneladas.

 

Para a soja, carro-chefe do agronegócio e das exportações brasileiras do setor, as águas estão tranquilas. Tanto que a Conab, que calcula uma expansão da área plantada de 6,7% no ciclo – o único avanço entre as principais culturas pesquisadas -, sinaliza uma colheita, recorde, de 66,733 milhões, 16,7% superior ao volume de 2008/09. Em média, a produtividade das lavouras espalhadas pelo país deverá mais do que se recuperar e aumentar 9,4%, para 2.875 quilos por hectare. Em Mato Grosso, principal Estado produtor de soja, a Conab ainda estima leve queda de 0,1% na produtividade – no relatório anterior, a previsão era de baixa de 1,4% -, mas agricultores do Estado acreditam em incremento, como informou ontem o Valor.

 

"Nossa grande preocupação é com os preços. A dos produtores também, porque à medida que a safra apresenta números tão bons, os preços tendem a cair, e preços muito baixos podem complicar", comentou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, segundo relato da Agência Brasil. Se o aumento projetado se confirmar, a produtividade da soja baterá um novo recorde no país em 2009/10.

 

Em Mato Grosso, a produção do grão deverá crescer 5,6%, para 18,962 milhões de toneladas; no Paraná, segundo maior celeiro de soja do Brasil, a produtividade deverá subir 28,8% e a produção, 42,1%, para 13,517 milhões. Os preços de fato já estão mais baixos. O início da colheita em Mato Grosso, que já cobriu 17,4% da área plantada, aponta cotações até 34% menores do que em fevereiro de 2009, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Na bolsa de Chicago, a curva também é descendente.

 

No caso do milho, o novo levantamento da Conab, o quarto referente ao ciclo 2009/10, é o primeiro a sinalizar aumento da produção na comparação com 2008/09. O órgão vinculado ao Ministério da Agricultura passou a trabalhar com colheita total de 51,363 milhões de toneladas, 875 mil acima que o estimado no terceiro levantamento e 0,7% mais que na temporada anterior. A produção de verão deve mesmo cair (3,8%) em razão da redução da área plantada, que migrou para a soja, mas a projeção para a safrinha de inverno é de incremento de 9,5%.

 

O grande ponto negativo entre as projeções do governo é o arroz, sobretudo em terras gaúchas. "Se recuperaram os mananciais que fornecem água para irrigação" na região Sul, analisa o relatório da Conab, "as grandes precipitações prejudicaram as lavouras" com alagamentos e áreas mais baixas próximas às margens dos rios. Com isso, a produção nacional deverá atingir 11,508 milhões de toneladas, 8,7% menos que em 2008/09.

 

A partir de considerações em geral bastante semelhantes às da Conab, o IBGE divulgou que a colheita brasileira de grãos, leguminosas e oleaginosas deverá alcançar 143,4 milhões de toneladas, 7,2% mais que no ano passado. O IBGE calcula uma área plantada total maior que a estimada pela Conab. O IBGE projeta 48,1 milhões de hectares, 2,1% superior a do ciclo anterior e um novo recorde. O instituto destacou que o fenômeno climático El Niño, responsável pelas chuvas no Centro-Sul do país, está enfraquecendo, o que pode ajudar um pouco o arroz.

 

Fonte: Valor Econômico

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Clima favorável na safra amplia produtividade, confirma Conab no Facebook Compartilhar Clima favorável na safra amplia produtividade, confirma Conab no Twitter Compartilhar Clima favorável na safra amplia produtividade, confirma Conab no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *