07/01/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 07 de janeiro

Bom dia, amigos! Após trinta dias de férias, voltamos ao nosso Clipping ACIL. Agradecemos ao amigo e jornalista Vinícius Bersi, que nos substituiu com brilhantismo e competência neste período. Desejamos a todos um ano de muito trabalho, realização e alegria. E vamos às notícias – começando com uma inspiradora frase daquele que era chamado “Doutor Angélico”.

 FRASE DO DIA
“Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar.”
(Sto. Tomás de Aquino, Doutor da Igreja)

DEMISSÕES NA VOLKS
A Volkswagen demitiu ontem 800 funcionários de sua unidade em São Bernardo do Campo (SP). Ministros se reuniram para discutir o assunto. Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) ressaltaram importância de não recuar na elevação do IPI, que entrou em vigor nem 1º de janeiro. É um teste importante para as novas diretrizes da política econômica. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou ontem os dados oficiais dos emplacamentos no País em 2014 e aponta retração em todos os segmentos. Entre automóveis e comerciais leves a queda foi de 6,91% em relação ao ano anterior. Somando-se caminhões e ônibus o recuo foi de 7,15% e, acrescidas as motos, implementos rodoviários e outros, a queda ficou em 6,76%.


OURO VERDE
Com a diminuição de gastos pelo Governo Estadual, o Cine Teatro Ouro Verde, cuja entrega havia sido prevista para julho deste ano, ficará pronto somente em dezembro. Obras do Ouro Verde, destruído por um incêndio em 2012, não pararam, mas o ritmo diminuiu.


LEI DA TRANSPARÊNCIA
A Lei de Acesso à Informação, criada em 2012 para obrigar práticas de transparência na administração pública, ainda não “pegou” nos municípios paranaenses. Tribunal de Contas do Estado aponta que 90% das 69 prefeituras pesquisadas sequer cumpriram uma exigência básica, a regulamentação do texto. Entre as pesquisadas, Ponta Grossa teve a melhor avaliação. Em Londrina, segundo o TC, ainda faltam mais dados sobre licitações.

CORTE DE GASTOS
O Governo Federal pretende fazer um corte de gastos antes mesmo da aprovação do Orçamento de 2015. Em vez de gastar mensalmente 1/12 das despesas previstas, ministérios e secretárias deverão obedecer a um limite entre 1/18 e 1/20.


NA MIRA
O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), favorito na disputa pela Presidência da Câmara, foi citado na Operação Lava-Jato e tem uma investigação a seu respeito solicitada pelo Ministério Público Federal. Cunha é suspeito de receber dinheiro do esquema montado por Alberto Youssef. Ele nega as acusações.

O ANTAGONISTA
Uma boa dica de leitura sobre a política nacional é O Antagonista, dos escritores Diogo Mainardi e Mario Sabino. O site traz comentários críticos sobre o governo Dilma, com bastante humor e informação. A participação do leitor não apenas é bem-vinda como também incentivada pelos autores. Acesse: http://www.oantagonista.com/