08/05/2015 00:00:00 Clipping ACIL - Pé Vermelho Mãos Limpas

Bom dia, amigos. Há exatos 15 anos, o Ministério Público entrava com a primeira ação judicial sobre o caso Ama-Comurb. Este fato marcou o início da queda do então prefeito Antonio Belinati. Em nome da verdade, é preciso deixar claro o papel fundamental do movimento cívico Pé Vermelho Mãos Limpas naquele episódio. Sem o apoio de instituições como a ACIL, a história teria sido muito diferente. Tenham todos um ótimo final de semana!

 FRASE DO DIA
“Em 1990, companheiros, só estávamos no poder em Cuba. Hoje os partidos do Foro de S. Paulo governam a maioria dos países da América Latina. Mudamos a face do continente.”
(Luis Inácio Lula da Silva, no vídeo “A derrota da democracia”)


SAI KOGUT
O coronel César Vinicius Kogut pediu exoneração ontem do comando da Polícia Militar do Paraná após perder a "queda de braço" com o secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini. Em carta enviada ao governo na última quarta-feira, Kogut criticou a postura do secretário que tentou se eximir da responsabilidade na repressão aos manifestantes no dia 29 de abril.

PÉ VERMELHO MÃOS LIMPAS
Há exatamente 15 anos, em 8 de maio de 2000, o Ministério Público ingressava com a primeira ação judicial do caso AMA-Comurb, apontando o prefeito Antonio Belinati como o principal responsável por esquema de desvios de recursos municipais. Na matéria sobre o assunto, faltou destacar a importância do movimento cívico Pé Vermelho Mãos Limpas no apoio ao MP, na elucidação do caso e na punição dos responsáveis.

ONDE MORA A CORRUPÇÃO
A revista Mercado em Foco entrevistou o promotor Cláudio Esteves, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Londrina, para analisar um tema que mexe com a cabeça e o bom senso de todo cidadão de bem: a corrupção.

MAIS EMPRESAS EM LONDRINA
Pelo menos neste início de ano, Londrina deixou de lado as más notícias relacionadas à economia. De janeiro a março, foram criadas na cidade 1.960 novas empresas, o que representa 13,8% a mais que as 1.723 criadas no mesmo período de 2014. Os números são da Serasa Experian. O crescimento é bem maior que o da média nacional, de 2,31%, e da média do Paraná, de 3,8%.

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL
Nos dias 9 e 23 de maio serão realizadas as Pré-Conferências de Transparência e Controle Social de Londrina. Toda a comunidade está convidada a participar dos eventos, em que serão tiradas sugestões de ações e diretrizes para as políticas públicas do setor. As pré-conferências são preparatórias para a II Conferência Municipal de Transparência e Controle Social, agendada para o dia 6 de junho, das 8h30 às 18h, na Câmara Municipal de Londrina, com o tema “Acompanhamento e controle da gestão pública, a construção de um novo cidadão para uma nova sociedade”.

TREINAMENTO NA ACIL
“Chefia e Liderança” é o tema do treinamento que acontece nos dias 15 e 16 de maio, na ACIL. A facilitadora Filomena Regina Storti Minetto irá abordar a comunicação como fonte de conflito ou produtividade, liderança gerencial, o processo de tomar decisões e delegação de atribuições e autoridade.


PALESTRA NA ACIL
A ACIL realiza no dia 18 de maio a palestra “A importância do contas a pagar e receber”, com o facilitador Sivaldo Dal Ry. Serão abordados os temas: realização da análise de cadastro e análise financeira; alimentação do fluxo de caixa com o valor dos títulos emitidos contra o cliente; recebimento, conferência e agendamento de pagamento dos documentos de cobranças emitidos por fornecedores; conferência do valor dos débitos referente a tarifas bancárias e encargos financeiros e tributários de operações de crédito.


Dica de vídeo: O Foro de S. Paulo, as urnas eletrônicas e a eleição presidencial de 2014
https://www.youtube.com/watch?v=wqVnEUYBy3A


Há 15 anos, começava a queda de Belinati
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1538133&tit=Ha-15-anos-comecava-a-queda-de-Belinati

http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1538143&tit=Antes-era-mais-dificil-investigar-casos-de-corrupcao-diz-promotor


Onde mora a corrupção – Entrevista com o promotor Cláudio Esteves
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/06/05/2015/entrevista-corrupcao-claudio-esteves-revista-acil

Após confrontos, César Kogut deixa o comando da Polícia Militar
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--816-20150508&tit=comando+da+pm+perde+queda+de+braco+com+francischini

Londrina ganhou quase 2 mil empresas neste ano
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/07/05/2015/londrina-ganhou-empresas-2015


Prefeito sanciona lei de incentivo à inovação tecnológica
http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21781:kireeff-vai-apresentar-propostas-de-incentivo-a-inovacao-tecnologica&catid=85:cidades&Itemid=972


Conselho realiza pré-conferências de Transparência e Controle Social
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/07/05/2015/pre-conferencias-transparencia-controle-observatorio-gestao-publica


Treinamento na ACIL: chefia e liderança
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/05/05/2015/treinamento-acil-chefia-lideranca

Palestra na ACIL: Contas a pagar e a receber
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/07/05/2015/palestra-acil-contas-pagar-receber

“Roberto Freire foi comunista quando isso podia implicar tortura e morte. Jandira Feghali e Orlando Silva são comunistas quando isso significa poder e cargos” – por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-pantomima-de-jandira-feghali-e-o-fascismo-das-esquerdas-nababescas-ou-mais-respeito-com-roberto-freire-ou-ainda-que-o-meu-texto-seja-lido-no-conselho-de-etica-da-camara/