10/11/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 10 de novembro

Bom dia, amigos. Neste domingo, o mundo comemorou 25 anos da queda do Muro de Berlim, vergonhoso símbolo da ditadura comunista e da Guerra Fria. Em 1990, menos de um ano após a queda do Muro, Luis Inácio Lula da Silva fez um tour pelos antigos países da Cortina de Ferro e lançou o Foro de São Paulo – cujo objetivo era recuperar o poder da esquerda na América Latina. Um quarto de século depois da libertação do Leste Europeu, o desafio dos latino-americanos é derrubar o muro de ineficiência e corrupção que os detentores do poder continuam erguendo no continente.

 
FRASE DO DIA
 “Sr. Gorbachev, derrube este muro!”
(Ronald Reagan, presidente americano, em 1987)


INTERNET DAS COISAS
Em pouco tempo, o celular ou o notebook deixarão de ser os únicos aparelhos conectados à internet em sua casa. Escovas de dente, termostatos, geladeiras, pulseiras, camisas e até mesmo mamadeiras já fazem parte da fauna high tech que compõe a chamada internet das coisas – conceito que envolve dispositivos dotados de sensores capazes de receber e transmitir informações.

POBREZA CRÔNICA
Os brasileiros realmente pobre não sofrem apenas com a falta de renda. Entre os que ganham abaixo de R$ 70 mensais, baixo nível de educação, problemas de saneamento básico e habitações precárias também perpetuam a pobreza e a miséria.

AGENDA CHEIA NA CÂMARA
A Câmara de Londrina começa uma maratona para enfrentar vários projetos importantes no intervalo de 12 sessões até o recesso, que começa em 20 de dezembro. Entre os assuntos principais, estão a planta de valores do IPTU e o Plano Diretor. Será que dá?


ALIMENTOS E EMPREGOS
A indústria alimentícia é uma das atividades que mais contribuem para a manutenção do emprego no Paraná. O saldo entre admissões e demissões neste subsetor, de janeiro a setembro, é de 10.877 postos de trabalho.  Em todo o País, somente São Paulo criou mais vagas na indústria alimentícia (22.259).


INJUSTIÇA NO TRABALHO
“A legislação trabalhista brasileira, ao quase preestabelecer a culpa do contratante, contra o emprego e o investimento”, afirma Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, em artigo na Folha de Londrina.

MURO DE BERLIM
O Estadão publica um especial sobre o Muro de Berlim, que caiu há exatamente 25 anos. Leitura indispensável.

Muro de Berlim: 25 anos de uma queda
http://infograficos.estadao.com.br/public/especiais/muro-de-berlim/


Discurso histórico de Ronald Reagan em junho de 1987
https://www.youtube.com/watch?v=FIPvm2oTKJI

Angela Merkel diz que fim do Muro foi “golpe ético contra a tirania”
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1512350&tit=Queda-do-Muro-de-Berlim-foi-golpe-epico-contra-tirania-diz-Merkel


Baixo nível da educação dificulta superação da pobreza
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,melhoria-chega-menos-a-pobre-cronico,1590466


Indústria alimentícia aquece mercado de trabalho
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1052-20141110&tit=industria+alimenticia+estimula+mercado+de+trabalho


Desestímulo à justiça no trabalho – Artigo de Fernando Valente Pimentel
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1036-20141110&tit=desestimulo+a+justica+no+trabalho