11/09/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 11 de setembro

Bom dia, amigos. Há 30 anos, surgiam os primeiros telefones, que ganhariam o apelido de “tijolões”. Hoje os aparelhos móveis são menores, mais leves e muito mais conectados. Alguém se lembra de como era o mundo sem eles? Enquanto nós falamos ao celular, Dilma e Marina empatam nas pesquisas eleitorais.

FRASE DO DIA
“Nas faculdades, em vez de prestar atenção nas aulas, os universitários estão no celular, vendo vídeos no Whatsapp ou teclando em redes sociais. O indivíduo passa a não saber mais se relacionar com outras pessoas a não ser pelo mundo virtual. No mundo virtual, ele pode se desvincular de quem não o agrade, bloqueando ou desligando o aparelho. Não sabe mais lidar com o enfrentamento real.”
(Márcio Neman, psicólogo clínico e professor universitário)


A REVOLUÇÃO DO CELULAR
Há 30 anos surgiam os primeiros telefones celulares. Do “tijolão” ao smartphone, o aparelho móvel provocou uma verdadeira revolução comportamental. Hoje as pessoas podem passar 24 horas por dia on-line.

FORÇA DO AGRONEGÓCIO
Das seis empresas londrinenses estão entre as mil maiores do País em 2013 em receita líquida, cinco estão relacionadas ao agronegócio, segundo o ranking Valor 1000. A sexta empresa é a construtora Plaenge.

SUICÍDIO ENTRE JOVENS
Em cinco anos, o número de suicídios aumentou 52%, passando de 25 em 2009 para 38 em 2013. Entre os mais jovens, o crescimento foi de 57,1%, passando de sete para 11. Este percentual é quase o dobro do apontado por dados de 2013 da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais, nos 25 anos anteriores, o número de suicídios entre os mais jovens aumentou pelo menos 30%.


ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR
Pesquisa Datafolha mostra a possibilidade de o governador Beto Richa (PSDB) ser reeleito ainda no primeiro turno. Tucano tem 44% das intenções de voto, resultado maior que a soma dos votos válidos dos outros candidatos. Roberto Requião (PMDB) tem 28%, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 10%.


ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE
A presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a subir nas pesquisas eleitorais. Dilma tem 36%, contra 33% de Marina Silva (PSB) e 15% de Aécio Neves (PSDB). Marina parou de crescer e vê rejeição aumentar. Nas projeções para o segundo turno, Dilma e Marina estão tecnicamente empatadas. Coordenadores da campaha petista dizem que a tática de ligar Marina aos banqueiros deu certo e será repetida.


SABORES E CULTURAS
Na revista Mercado em Foco, da ACIL, a repórter Michely Massa mostra a diversidade cultural no comércio e na prestação de serviços em Londrina. Restaurantes londrinenses são um retrato das etnias na cidade. Uma reportagem com sabor de Londrina.

Há 30 anos, surgiam os primeiros celulares
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1497865&tit=Ha-30-anos,-celular-iniciava-uma-revolucao-comportamental


Dilma volta a crescer em pesquisa
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1514132-dilma-oscila-para-cima-e-empata-com-marina-no-2-turno-mostra-datafolha.shtml


Tática de ligar Marina aos bancos deu certo e será repetida, diz PT
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pt-diz-que-tatica-deu-certo-e-dilma-volta-a-ligar-marina-a-banco,1558140


Pesquisa aponta possível vitória de Beto Richa no 1º turno
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1497840&tit=Datafolha-indica-reeleicao-de-Richa-no-primeiro-turno


Número de suicídios entre jovens aumenta em Londrina
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1497894&tit=Suicidio-entre-jovens-cresce-57,1%-em-Londrina

Os sotaques do comércio de Londrina
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/09/09/2014/multiculturalismo-de-londrina-aparece-tambem-no-comercio