19/02/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 19 de fevereiro

Bom dia, amigos. Ao contrário do que dizem, o ano não começa depois do Carnaval. Para nós, já começou há muito tempo. Os desafios da economia e da política, no Brasil e no Paraná, continuam postos e devem ser enfrentados com determinação e coragem, no espírito da verdade. Inicia-se agora o tempo de Quaresma: um tempo de reflexão, mudança e esperança. Vamos às notícias – e aos desafios.


FRASE DO DIA
“Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a Presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça.”
(Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF)

PIB NEGATIVO
Pela primeira vez, o Banco Central prevê o cenário mais temido pelos economistas para o final de ano: Produto Interno Bruto com retração de 0,42%, inflação anual de 7,27% e taxa básica de juros em 12,75%. O segmento que comanda a marcha à ré econômica é a indústria, que deve encolher no mesmo ritmo do PIB. Pessimismo já afeta planos de investimento das empresas.

GOLPE CONTRA A JUSTIÇA
O presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi, comenta em sua coluna semanal – Conversa com o Presidente – a tentativa de acordo entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os advogados das empreiteiras envolvidas com o escândalo do Petrolão. “O que Cardozo tentou fazer é um golpe contra as instituições e a democracia. Mantê-lo no cargo significa uma afronta à sociedade brasileira, ao país que começou a trabalhar muito antes do Carnaval e não aceita folia com as instituições e o patrimônio público. Vamos reagir!”

NEGOCIAÇÃO INTOLERÁVEL
O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, qualificou como “intolerável” a negociação entre os advogados de empreiteiras e o ministro José Eduardo Cardozo. Ele usou o episódio como argumento para emitir uma nova ordem de prisão preventiva contra empreiteiros.


DITADOR NA SAPUCAÍ
A Beija-Flor é a campeã do Carnaval do Rio. O desfile da escola homenageou a cultura da Guiné Equatorial, pequeno país africano governado há 35 anos por Teodoro Obiang. Trata-se de um dos ditadores mais longevos e corruptos do planeta. A direção da escola justificou-se afirmando que o dinheiro para o desfile não veio diretamente do ditador, mas de empreiteiras que mantém negócios com o governo da Guiné – Queiroz Galvão e Odebrecht. Ah, bom.

EXPLORAÇÃO SEXUAL
O fotógrafo e ex-assessor do Governo do Paraná, Marcelo “Tchello” Caramori, e o auditor da Receita Estadual Luis Antonio de Souza foram denunciados criminalmente ontem por favorecimento à exploração sexual de adolescentes de 14 a 17 anos. Seguem presos, sob acusações semelhantes, o ex-delegado chefe da Receita Estadual José Luiz Favoretto Pereira e o policial civil Jefferson dos Santos.

ENTIDADES COBRAM RICHA
Entidades de Londrina vão cobrar do governador Beto Richa (PSDB) uma “prestação de contas sobre a real situação financeira do Estado”. Este é um dos sete itens da “Carta de Londrina”, redigida ontem à tarde, na Câmara Municipal, durante uma reunião organizada pela vereadora Lenir de Assis (PT). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Londrina, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), o Centro de Direitos Humanos (CDH), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as pastorais sociais, entre outras entidades, assinam a carta.


DÉFICIT DO PARANÁ
Levantamento realizado pela Folha de S. Paulo mostra que 17 dos 27 estados brasileiros fecharam 2015 com as contas no vermelho. O campeã do déficit é o Rio de Janeiro. Em seguida, vem o Paraná.

Banco Central prevê crescimento negativo para 2015
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2016-20150219&tit=pib+negativo+e+inflacao+acima+da+meta+assombram+economia


Conversa com o Presidente: O golpe do Carnaval
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/18/02/2015/golpe-carnaval-conversa-presidente

Ação de empreiteiras junto a ministro é “intolerável”, diz juiz Sérgio Moro
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1591347-acao-das-empresas-junto-a-ministro-e-intoleravel-juiz-da-lava-jato.shtml


Beija-Flor ganha Carnaval com enredo sobre ditadura africana
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/02/18/conheca-7-curiosidades-sobre-guine-equatorial-homenageado-pela-beija-flor.htm

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,diretor-da-beija-flor-diz-que-construtoras-patrocinaram-o-desfile,1636237


Tchelo Caramori e auditor da Receita Estadual são denunciados criminalmente
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1533610&tit=Fotografo-e-auditor-da-Receita-sao-denunciados-por-crimes-sexuais-contra-adolescentes


Entidades cobram “prestação de contas” do governo Beto Richa
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1533625&tit=Entidades-locais-fazem-pressao-para-governo-de-Beto-Richa-prestar-contas


Paraná tem o 2º maior déficit entre estados brasileiros
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1590453-contas-no-vermelho-forcam-governadores-a-promover-ajustes.shtml