20/02/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 20 de fevereiro

Bom dia, amigos. Aconteceu ontem na Venezuela um fato da maior gravidade. O prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos principais nomes da oposição ao governo de Nicolás Maduro, foi preso sob a acusação de conspirar contra o regime. Isso mostra a que ponto podem chegar governos dominados pelo fanatismo ideológico. Um aviso para o Brasil. Mas, como estamos no final de semana, recomendo-lhes também a leitura de um belo artigo do médico e escritor Oliver Sacks, 81 anos, sobre o que ele pretende fazer nos meses de vida que lhes restam. Fiquem com Deus.


REFLEXÃO DA SEMANA
“Por vezes, do fundo obscuro da alma humana, soterrada de paixões e terrores, nasce um impulso de libertar-se da densa confusão dos tempos e erguer-se até um ponto onde seja possível enxergar, por cima do caos e das tormentas, dos prazeres e das dores, um pouco da harmonia cósmica ou mesmo, para além dela, um fragmento de luz da secreta ordem transcendente que — talvez — governa todas as coisas. É o impulso mais alto e mais nobre da alma humana. É dele que nascem todas as descobertas da sabedoria e das ciências, a possibilidade mesma da vida organizada em sociedade, a ordem, as leis, a religião, a moralidade, e mesmo, por refração, as criações da arte e da técnica que tornam a existência terrestre menos sofrida.”

(Olavo de Carvalho, filósofo brasileiro)


PRISÃO NA VENEZUELA
Um dia após manifestações da oposição que levaram milhares de pessoas às ruas em todo o país, o governo da Venezuela mostra a que ponto pode chegar um presidente dominado pela ideologia socialista. O serviço secreto venezuelano prendeu ontem o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos principais líderes da oposição ao governo de Nicolás Maduro. Para onde a América Latina está indo?


OPERAÇÃO ABAFA
Advogados da empreiteira Odebrecht que se reuniram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recorreram a ele em busca de munição para questionar provas obtidas na Suíça pela Operação Lava Jato.

GREVE DOS PROFESSORES
Após reunião de três horas entre representantes do governo e de sindicatos, a greve dos professores da rede estadual continua. Mas houve alguns avanços na negociação. Medidas de austeridade – que os grevistas chamam de “pacotaço” – serão votadas separadamente pela Assembleia Legislativa.

FAZ PRONATEC
Lembram-se daquela economista a quem a presidente Dilma Rousseff aconselhou fazer um curso do Pronatec? Pois é, isso também ficou meio complicado. Desde outubro, o governo federal atrasou o pagamento das 500 escolas que fazem parte do programa de cursos técnicos.


TEMPO DE DESPERTAR
O médico e escritor inglês Oliver Sacks, autor de “Tempo de Despertar”, descobriu, aos 81 anos, que está com câncer em estado terminal. Ele publicou um belo artigo onde conta o que pretende fazer nos meses de vida que lhe restam. Imperdível.

Minha própria vida – Artigo de Oliver Sacks
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,minha-propria-vida,1636775


Serviço secreto venezuelano prende Antonio Ledezma, líder da oposição e prefeito de Caracas
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,servico-secreto-venezuelano-detem-prefeito-de-caracas,1636736

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/maduro-manda-encapuzados-prender-lider-da-oposicao-eis-o-amigao-de-dilma-ela-nao-vai-propor-a-suspensao-da-venezuela-do-mercosul-ou-o-dia-em-que-o-tirano-cantou-as-glorias-revolucionarias-da-gover/

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/video-mostra-momento-da-prisao-do-prefeito-de-caracas


Greve de professores continua, mas negociações avançam
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2178-20150220&tit=governo+recua+e+aceita+39fatiar39+votacao+do+pacotaco

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1533904&tit=Sem-acordo-professores-mantem-greve

 

Advogados da Odebrecht pedem ajuda de ministro para questionar provas obtidas na Suíça
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1592230-empreiteira-pediu-a-ministro-municao-para-contestar-provas.shtml


Governo Dilma atrasa pagamento de Pronatec
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/02/1591600-governo-dilma-atrasa-pagamento-do-pronatec.shtml