06/08/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 6 de agosto

Bom dia, amigos. Uma bela quarta-feira se anuncia. Há boas expectativas do comércio para o Dia dos Pais e o prefeito sancionou lei contras as tais “feiras itinerantes” que só prejudicam Londrina. Antes das notícias, uma reflexão do papa sobre o valor do tempo: 

“Nossa vida é feita de tempo, e o tempo é uma dádiva de Deus, então é importante que seja usado em ações boas e frutíferas.”
(Papa Francisco)

DIA DOS PAIS
O comércio londrinense aposta no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, para retomar o crescimento nas vendas após a paradeira geral da Copa do Mundo. “Viemos de dois meses muito ruins, mas estamos esperançosos que melhore”, diz o diretor comercial da ACIL, Fernando de Moraes. Comércio terá horário estendido na quinta e sexta.

FEIRAS SEM-LEI
O prefeito Alexandre Kireeff sancionou ontem a lei que dificulta a instalação das feiras itinerantes na cidade. Projeto é de autoria do vereador Júnior Santos Rosa. O presidente da ACIL, Valter Orsi, elogiou a nova lei e disse que é preciso tomar cuidado para não permitir retrocessos na cidade.  “Essa lei visa impedir a ação de aventureiros que fazem concorrência desleal e predatória. São negócios irregulares que têm alvarás negados, e que entram na Justiça com mandado de segurança para vender produtos sem nota fiscal, sem garantia alguma pra o consumidor, sem fiscalização.”


ANTECIPAÇÃO DO 13º
Antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS deve injetar R$ 13,6 bilhões na economia até o final do mês. Especialistas recomendam que os aposentados usem o dinheiro para pagamento de dívidas.

INDÚSTRIA PERDE NA COPA
O fator Copa do Mundo afetou a indústria no mês de junho, fazendo a utilização da capacidade chegar a 80,1%, mesmo patamar registrado em maio de 2009, ainda sob os efeitos da crise internacional. Faturamento caiu 5,7% em relação a maio e horas trabalhadas na produção caíram 3%, nível mais baixo desde 2009. É apenas ressaca ou será o prenúncio de uma recessão econômica?


PREÇO DA GASOLINA
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o preço da gasolina vai subir, mas negou que haverá um “tarifaço” depois das eleições de outubro.


DITADURA E DEMOCRACIA
O escritor Domingos Pellegrini publica interessante artigo no JL imaginando como seria o Brasil hoje se a ditadura militar não tivesse existido.


Após baixa na Copa, comércio aposta no Dia dos Pais
http://www.jornaldelondrina.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1489161&tit=Comercio-aposta-no-Dia-dos-Pais-para-reverter-ano-ruim


Lei dificulta instalação de feiras itinerantes na cidade
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--632-20140806&tit=lei+promete+dificultar+feiras+itinerantes


Copa levou indústria ao nível de 2009
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--600-20140806&tit=copa+levou+industria+em+junho+ao+nivel+de+2009


Governo antecipa 50% do 13º para aposentados
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--642-20140806&tit=governo+antecipa+50+do+13+para+aposentados


Preço da gasolina vai subir, mas sem tarifaço, diz Mantega
http://www.jornaldelondrina.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1489156&tit=Preco-da-gasolina-vai-subir,-mas-sem-tarifaco,-garante-Mantega-


Seríamos outros país? – Artigo de Domingos Pellegrini
http://www.jornaldelondrina.com.br/colunas/ponto-de-vista/conteudo.phtml?tl=1&id=1489109&tit=Seriamos-outro-pais%3f