07/08/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 7 de agosto

Bom dia, amigos. As notícias do dia trazem assuntos tão diferentes quanto cobranças em cartão, iluminação pública, empregadas domésticas e genéricos. Na verdade, a nossa vida também é assim, não? Repleta de tarefas e desafios nos mais diversos campos. Uma excelente quinta-feira a todos.


FRASE DO DIA
“O livre mercado é o único mecanismo que já foi descoberto para que se alcance a democracia participativa.”
(Milton Friedman, economista americano)

 

Conheça os produtos e serviços da ACIL em nosso site: www.acil.com.br

 

COBRANÇAS NO CARTÃO
Projeto de lei de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), aprovado ontem no Senado, autoriza estabelecimentos comerciais a cobrarem preços diferentes por vendas feitas à vista e no cartão de crédito. Procon e entidades de defesa do consumidor são contrárias à medida, que consideram um retrocesso. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, diz que o projeto de Requião fortalece a livre iniciativa. “O lojista deve ter o direito de cobrar um preço menor de quem paga à vista”, diz Piana.

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Levantamento do Canadá Pesquisas mostra que londrinenses estão divididos quanto à proposta de a Sercomtel assumir a iluminação pública de Londrina no lugar da Copel.  O resultado aponta que 38,5% dos entrevistados consideram “ótimo” e “bom” que a telefônica gerencie o serviço; 25,2% dizem achar que essa mudança será “ruim” ou “péssima”; e 13,6% respondem que será “regular”.

DOMÉSTICAS
Vence hoje o prazo para que as empregadas domésticas sejam registradas devidamente e tenham resguardados todos os seus direitos trabalhistas e previdenciárias, conforme lei aprovada em 2013. A partir de agora, os empregadores em situação irregular correm o risco de pagar multas.

 

15 ANOS DE GENÉRICOS
A primeira regra técnica sobre os medicamentos genéricos no Brasil saiu em agosto de 1999. Nestes 15 anos, os genéricos ganharam espaço no mercado farmacêutico, mas ainda esbarram em dois problemas: a tributação excessiva e uma certa desconfiança por parte do consumidor. Em média, os genéricos são 56% mais baratos do que os medicamentos de referência. Folha de Londrina publica uma interessante reportagem sobre o tema, ouvindo os diversos lados envolvidos na questão.

CITY SHOPPING
A advogada Michelle Bazo, procuradora-geral adjunta do Município, publica artigo na Folha tecendo considerações sobre o caso City Shopping. Vale a pena ler. Mas, se levarmos a sério as ideias da doutora, restará um só empreendedor disposto a investir em Londrina? A cidade está disposta a se tornar refém de leis dúbias e ações fundamentalistas? Sinceramente, o artigo me fez lembrar o título de um livro de Friedrich Hayek: "O Caminho da Servidão".
 

RESPOSTA
Foi publicada na Folha de Londrina, no JL e no blog Paçoca com Cebola, a seguinte carta em resposta a um contabilista que criticou a ação nos últimos dias:


Apoio a empresários

Na última semana, o sr. Osvaldo Lima publicou neste espaço que “não conseguiu apoio da ACIL para um empréstimo de R$ 180 mil junto ao Banco de Fomento Paraná”. A ACIL esclarece que o pedido foi aprovado pela Fomento e enquadrado em uma das modalidades de empréstimo, cuja fonte pagadora é o BNDES. Vale ressaltar que, em relação aos empréstimos da Fomento Paraná, a ACIL atua no fornecimento de informações sobre as linhas de crédito e na avaliação do perfil do empreendedor para indicar a modalidade mais adequada. Os empresários também recebem orientações para obtenção do empréstimo. Para se ter ideia, só nos últimos 24 meses, R$ 2,8 milhões foram liberados exclusivamente para micro e pequenas empresas que solicitaram apoio da entidade. Ressaltamos, ainda, que a análise final do crédito e a liberação do empréstimo são feitas pela Fomento Paraná. A ACIL está consciente de ter cumprido seu papel – como vem fazendo nos últimos 77 anos. Para nós, apoiar o pequeno empresário não é uma questão de sorte ou azar: é uma questão de princípio.

Valter Luiz Orsi, presidente da ACIL

 

EMPREENDEDORISMO EM DEBATE
A Gazeta do Povo realizou um interessante debate sobre empreendedorismo e os desafios do mercado com jovens no Teatro Paiol, em Curitiba. Vale a pena conferir: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/papouniversitario/conteudo.phtml?tl=1&id=1489417&tit=Papo-Universitario-discute-ganhos-e-riscos-do-empreendedorismo

 

Projeto libera valor diferenciado para compras à vista
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--721-20140807&tit=projeto+permite+preco+diferente+para+quem+compra+no+cartao

 

Mudança na iluminação pública divide londrinenses
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1489359&tit=Mudanca-na-iluminacao-publica-divide-londrinenses

 

Patrões têm até hoje para registrar domésticas e evitar multas
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1489290&tit=Patroes-tem-ate-hoje-para-registrar-as-domesticas-e-evitar-multas

 

Desafios marcam 15 anos dos genéricos
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--708-20140807&tit=desconfianca+e+tributacao+impedem+avanco+de+genericos

 

City Shopping: algumas considerações – Artigo de Michelle Bazo
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--684-20140807&tit=espaco+aberto