08/09/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 8 de setembro

Bom dia, amigos. A semana começa sob o impacto das graves denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que afetam diretamente o governo federal, atingem a base aliada e mexem com todo o cenário político. Estamos diante de um escândalo comparável ao do mensalão. Mas nem só de denúncias vive o noticiário. A revista Mercado em Foco, da ACIL, traz um perfil do empresário Roberto Alcântara, nome de referência na inovação tecnológica. Uma ótima semana a todos!


“Se há dificuldades, eu busco as soluções. É um caminho longo, cheio de riscos, mas é preciso acreditar. A inovação deve ser uma estratégia em nossa vida. Se não é assim, as pessoas sempre vão optar pelo caminho mais fácil.”
(Roberto Alcântara, empresário)


ESCÂNDALO NA PETROBRAS
Os depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa causaram forte impacto no mundo político e forçaram mudanças de estratégia na campanha presidencial. Costa optou pela delação premiada e aponta esquema de desvio em licitações da Petrobras para beneficiar políticos do governo federal e da base aliada. O episódio já está sendo comparado ao mensalão de 2005. Entre os políticos denunciados, estão três governadores, ex-ministros de Estado e vários parlamentares, inclusive o presidente da Câmara e do Senado. Os três principais candidatos à Presidência adotaram discursos bem diferenciados. Dilma Rousseff (PT) afirma que as denúncias foram vazadas unicamente para desestabilizar sua candidatura. Marina Silva (PSB) tenta descolar seu nome das referências ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), citado pelo ex-diretor da Petrobras como beneficiário do esquema. Aécio Neves (PSB) afirma que o País está diante do “mensalão 2”.

A ARTE DE NASCER DE NOVO
Na nova edição da revista Mercado em Foco, da ACIL, confira o perfil do empresário Roberto Alcântara, da Angelus Produtos Odontológicos. Ele começou trabalhando em consultório sem janelas e hoje é uma referência internacional em inovação tecnológica. Vale a pena conhecer a história deste homem para quem “impossível é o que ninguém ainda tentou”.


DESAFIO DO PIB
Com o País mergulhado na recessão técnica, a retomada do crescimento do PIB é um dos maiores desafios do próximo presidente da República. Como fazer a economia crescer? – é a pergunta que deve nortear as ações no mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2015.

CONTA DE LUZ
Um rombo bilionário tomou conta do setor elétrico no Brasil. Entre janeiro e setembro, as empresas e consórcios que administram as usinas hidrelétricas terão de bancar uma conta extra de R$ 16,1 bilhões para a compra de energia das termoelétricas.

FALTA DE LEITOS
Crescimento dos planos de saúde expõe um problema sério dos hospitais: o déficit de leitos. Em Londrina, enquanto o número de beneficiários dos convênios aumentou 21,6% entre 2009 e 2013, o número de leitos privados nos hospitais da cidade cresceu apenas 0,9% no período.

IGUALDADE CORPORATIVA
Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas a sociedade moderna começou a entender a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos: social, profissional, acadêmico e de mobilidade urbana. Pesquisa mostra que gestores e empresas têm dificuldade para acolher esses trabalhadores.


IPTU SUBESTIMADO
Levantamento realizado pela Gazeta do Povo mostra que a maior parte das prefeituras paranaenses subestima a necessidade de revisar valores do IPTU. Oito em cada dez prefeituras têm arrecadação superior com a cota-parte do IPVA do que com o Imposto Predial e Territorial Urbano. Situação gera desequilíbrio financeiro e injustiça tributária.


DIA DA PÁTRIA
Nem o frio nem a chuva foram suficientes para estragar o desfile da Indepedência em Londrina, neste domingo. Mais de 4 mil pessoas compareceram ao evento cívico na Avenida Leste-Oeste.

Campanhas políticas reavaliam estratégias após delação de ex-diretor

http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,campanhas-presidenciais-reavaliam-estrategias-apos-delacao-de-ex-diretor,1556451

Aécio, Dilma e Marina adotam posturas diferentes sobre denúncias na Petrobras
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1497142&tit=Aecio,-Dilma-e-Marina-adotam-posturas-distintas-sobre-denuncias-na-Petrobras


A ARTE DE NASCER DE NOVO – Um perfil de Roberto Alcântara (página 30)
http://www.acil.com.br/upload/revistas/Mercado%20em%20Foco%20-%2021%20Setembro%20-%202014%20-%20WEB-20140903-164623.pdf


Crescimento de plano de saúde expõe problema da falta de leitos
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1496744&tit=Crescimento-dos-planos-de-saude-estrangulam-rede-hospitalar


Retomada do PIB é tarefa inadiável para novo mandato
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,retomada-do-pib-a-tarefa-inadiavel,1556373


 

Rombo nas hidrelétricas atinge R$ 16 bilhões
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,geradoras-vao-bancar-conta-extra-de-r-16-1-bi,1556453


Cidades do Paraná subestimam o IPTU
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1497123&tit=Cidades-do-Parana-subestimam-o-IPTU

Londrinenses prestigiam desfile da Independência
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1497090&tit=Mesmo-com-chuva,-londrinenses-prestigiam-Desfile-da-Independencia

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--991-20140908&tit=londrinenses+comemoram+liberdade+sob+chuva

 

Ainda falta preparo para lidar com funcionários com deficiência
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--460-20140908&tit=falta+preparo+para+lidar+com+funcionarios+com+deficiencia