10/12/2014 00:00:00 Comerciantes realizam campanha 'O Natal está na Sergipe'

Fonte: Sebrae

A Campanha “O Natal está na Sergipe” terá início nesta quarta-feira, dia 10. A campanha foi organizada pelos próprios comerciantes via. Para entrar no clima de fim de ano e aproveitar a melhor data do comércio para as vendas, em uma iniciativa inédita, os empresários da Sergipe arrecadaram os recursos para banners, decoração com luzes, adesivos personalizados, roupa do Papai Noel, lixeiras e outros serviços.

O objetivo da campanha é tornar o local mais atrativo para o público, para que se possa enfrentar a concorrência de grandes centros de compras. O projeto busca assim despertar a união dos comerciantes e promover a discussão dos problemas em comum – como lixo, mobiliário urbano e segurança – em busca de soluções conjuntas para a rua e para seus negócios.

Na campanha, empresários que fazem parte do Comitê Gestor do projeto passaram de loja em loja, convidando os comerciantes a participar. Para lojas menores (com fachada de até dez metros), o valor cobrado foi de R$150. Já as lojas maiores (com fachada acima de dez metros), investiram R$250 na campanha. O grupo visitou todas as lojas e cerca de 90% aderiram à campanha.

“Abracei a campanha com muita vontade, passei de loja em loja e praticamente 100% dos comerciantes da minha quadra aderiram à proposta. Temos que nos motivar para que a população venha para a rua e não se espalhe somente para os shoppings neste natal”, diz a empresária Patricia de Barros Pinangé, da Ótica Olhar.

Para Patrícia, a campanha traduz os objetivos do projeto Nova Sergipe. “A campanha é algo simples, mas que deixa a rua mais atrativa. Dessa forma, nos tornamos modelo e referência na cidade”, considera Patricia.

O proprietário da farmácia Remédio Barato, Gilmar Gobetti, também aposta em bons resultados para a iniciativa. “A expectativa é positiva, tanto para o Natal como em relação aos comerciantes, que estão observando e conversando mais sobre os problemas da rua. Estamos em busca de uma rua mais limpa, iluminada e bonita”, relata.

A campanha de Natal é uma das ações do Projeto Nova Sergipe, que reúne empresários, entidades parceiras e órgãos públicos para a revitalização da rua, considerada patrimônio histórico de Londrina. As instituições parceiras do projeto são ACIL, Ceal, Fecomércio:Sesc–Senac, Ippul, Prefeitura Municipal - CMTU e Secretaria da Cultura, Rede Massa, Sebrae, Sincoval e Unifil.



Lixeiras

Desde o início do projeto, os comerciantes da Rua Sergipe discutem junto à prefeitura a necessidade da instalação de mobiliário urbano – como lixeiras, bancos e luminárias. Enquanto o projeto é elaborado, os empresários decidiram implantar lixeiras provisoriamente, e serão responsáveis por colocá-las e retirá-las todos os dias, deixando a rua com um aspecto mais agradável para ações como a campanha de natal e para o dia a dia do comércio também.

O investimento em lixeiras está incluído no orçamento da campanha de Natal. Foram compradas cerca de 40 lixeiras, que serão distribuídas por toda a rua e continuarão na via mesmo após o fim da campanha de Natal.