15/10/2014 00:00:00 Comércio é um dos beneficiados com o horário de verão

Fonte: Folha de Londrina

O comércio é um dos setores beneficiados com o horário de verão. O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, prevê que os lojistas tenham redução no consumo de energia. Além disso, com o tempo maior de luminosidade natural, o consumidor fica estimulado a fazer compras. ‘’As pessoas saem de dia do trabalho e, quando já está escuro, a tendência é ir direto para casa’’, disse. 

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Miguel Espolador Neto, observou que a mudança no verão também estimula as pessoas a comprarem presentes no horário ampliado do comércio no final do ano com a proximidade do Natal. Ele também comentou que há economia de energia para os lojistas. 

Já as indústrias têm uma tarifa diferenciada mais cara no horário de pico das 18 às 21 horas e planejam para evitar gastos neste período, segundo o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Roberto Zurcher. Ele disse que indústrias que são grandes consumidores compram energia direto de fornecedores ou têm geração própria. (A.B.)