Um dos grandes desafios de um líder é entusiasmar sua equipe constantemente para gerar nela comprometimento com a organização e, assim, extrair o melhor desempenho de cada um. Emfranquias isso se torna ainda mais claro, já que a gestão do franqueador precisa ser participativa e não pode se basear em um excesso de comando.
Muito pelo contrário, o franqueador deve liderar pelo exemplo e, com isso, criar um elo de confiança e parceria com seus colaboradores, franqueados e todos os demais stakeholders.
Para desenvolver essa empatia na rede, a franqueadora precisa se estruturar e criar mecanismos que possam colaborar com a transparência nas relações.
A definição dos valores e do propósito da marca é o primeiro passo para uma rede que deseja implantar um processo de liderança eficaz. A partir dessa definição, esses princípios precisam ser disseminados entre os gestores para que, por meio deles, toda a rede esteja envolvida nos mesmos propósitos.
Essa tarefa vem se tornando cada vez mais complexa. A velocidade de evolução do franchising tem desafiado os franqueadores a exercerem seu papel de líder diante do novo perfil dos franqueados.
Eles estão mais críticos, contestadores e mais preocupados como o papel da liderança do franqueador e como ela influenciará os negócios da rede, de maneira que eles consigam obter o retorno de seus investimentos como foi prometido no momento da aquisição da franquia.
Uma rede que busca eficiência na liderança tem de investir na formação dos seus líderes, seja em treinamento ou em coaching. E para que isso aconteça é importante que tais líderes tenham pleno conhecimento de como funciona o sistema de franquias e sejam capazes de identificar o papel de cada um no desenvolvimento da rede. Conhecer em profundidade o negócio da franqueadora é outro diferencial de uma liderança eficiente.
Exercer a liderança na rede de franquias significa promover relações ganha-ganha, em que todos entendam seu papel e se motivem a dar o seu melhor constantemente.
Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.