Compra Londrina vence etapa estadual do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A cidade de Londrina comemora a vitória da segunda etapa do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o programa Compra Londrina, inscrito na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), em Curitiba. Com a finalização da etapa estadual, o vencedor de cada categoria se classifica para concorrer na etapa nacional do Prêmio, que deverá ocorrer em Brasília, com participação de representantes dos 27 estados e Distrito Federal.

O Programa Compra Londrina foi criado para incentivar pequenas empresas locais a disputar contratos com os órgãos da cidade, aumentando a circulação de recursos públicos na economia local por meio de negócios sediados em Londrina. A iniciativa nasceu por meio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sebrae e Observatório de Gestão Pública (OGPL), sendo encampada pela Prefeitura de Londrina – maior comprador público da cidade – em junho de 2017.

Desde a sua implantação, o programa trouxe ótimos resultados e é apresentado como case de sucesso a outros municípios. O valor total licitado pela Prefeitura de Londrina em 2018 foi de R$197.420.167,71. Neste mesmo ano, as empresas de Londrina foram responsáveis por vender R$79.103.757,61 ao Município, o que corresponde a 40,07% do total. Neste mesmo período, 16,5% das licitantes vencedoras foram micro e pequenas empresas de Londrina que participaram pela primeira vez de licitações.