26/05/2015 00:00:00 Compras públicas, um caminho para vencer a crise

Por Paulo Briguet/Assessoria ACIL

A 4ª Rodada de Negócios do Programa Compra Londrina, realizada hoje na ACIL, reuniu hoje 16 instituições públicas compradoras e 24 empresas fornecedoras no Auditório David Dequêch. Mais uma vez o principal objetivo do programa foi alcançado: incentivar a participação de empresas locais em licitações públicas. Com isso ganham os órgãos públicos, os empresários e a comunidade.

“O Compra Londrina já é uma referência e a rodada de negócios tornou-se um evento consolidado”, avalia o diretor financeiro da ACIL, Rodolfo Tramontini Zanluchi. “Muitos empresários esperam o evento acontecer para tomar conhecimento das oportunidades oferecidas por órgãos públicos em licitações.” Para Zanluchi, é alentador o fato de que tantas empresas continuem interessadas no segmento das compras públicas, mesmo em um cenário de arrocho e redução de despesas por parte dos governos. “O setor de compras públicas, apesar de tudo, continua sendo um nicho importante e uma oportunidade para os empresários. Na crise, o empresário deve se reinventar – e qualquer real a mais tem o seu valor.”

Rodolfo Zanluchi também ressalta a importância do programa para fixação da renda dentro do município. “Quando uma empresa local vence uma licitação, nós sabemos que esses recursos vão girar até sete vezes dentro da cidade antes de ir embora”, comenta o diretor da ACIL. “Cada negócio fechado aqui, portanto, representa mais recursos na economia londrinense, alavancando os negócios.”

Para a analista de negócios Valéria Furlan Sitta, responsável pelo Programa Compra Londrina na ACIL, as empresas públicas, mesmo com a crise, sempre vão representar uma boa oportunidade de negócios. “É certo que as empresas públicas continuarão funcionando – e vão necessitar de produtos e serviços. O segmento de compras públicas precisa ser visto como uma opção a mais para o empresário – um caminho e um aprendizado.”

Valéria destaca o fato de que a Prefeitura de Londrina esteve presente com representantes de diversas secretarias, que fizeram atendimento individualizado aos fornecedores. “Assim, os empresários puderam esclarecer muitas dúvidas, conhecendo melhor os produtos e serviços requeridos por cada setor da Prefeitura. Isso facilita muito na hora de atender a um edital e aumenta as chances de sucesso.”

Desenvolvimento local

O Programa Compra Londrina foi criado em 2011 com a missão de oferecer incentivo e oportunidades para o empresário local fomentar o seu produto e aumentar a competitividade entre empresas por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas pela lei.

Além das rodadas de negócios, o programa também disponibiliza o site Compra Londrina. O endereço eletrônico concentra informações, inclusive com todos os dados da pesquisa sobre o mercado atual de compras públicas. Tudo para fomentar o desenvolvimento de Londrina e fazer com que os recursos públicos permaneçam na cidade.

Mais informações pelo fone (43) 3374-3010 ou no site www.compralondrina.com.br