Notícias

|

Concessionária apresenta projeto do Contorno Norte

Fonte: Folha de Londrina

A Triunfo Econorte, concessionária responsável pela BR-369, apresentou nesta quinta-feira (14) o projeto do Contorno Norte Londrina/Cambé aos empresários da Aepic (Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé). Ele foi dividido em três segmentos e está em fase de conclusão para encaminhamento ao DER/PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná). 

O trecho entre a BR-369 km 167 até a divisa entre Cambé e Rolândia está com todas as análises de topografia, estudos de solo, projetos geométricos e das obras de artes especiais concluídos. "Estamos finalizando apenas os relatórios complementares para protocolarmos no DER até o início do próximo mês", afirmou Guilherme Mamprim, gerente de obras da Triunfo Econorte. 

O traçado do Contorno Norte foi alterado. Inicialmente, margeando Londrina abaixo do Ribeirão Jacutinga em pista simples. Pelo novo traçado, o ramal rodoviário foi deslocado acima do Ribeirão, com pista dupla. Com isso, o Contorno ficou com 32,9km. O projeto inicial previa 29,6km. 

O cronograma do andamento dos projetos dos lotes 1 e 2, entre Ibiporã até a PR-545 (próximo ao Aeroporto 14 Bis) e PR-545 até a PR-445, respectivamente, será apresentado no dia 29 de setembro, na Comissão de Infraestrutura que reúne a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e Materiais Elétricos do Norte do Paraná), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sociedade Rural e Sinduscon Norte (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Norte do Paraná). 

De acordo com o coordenador da comissão, deputado Tiago Amaral (PSB), pretende-se sugerir ao governo do Estado por qual lote as obras devem iniciar, baseado no potencial de desenvolvimento, mobilidade e facilidade de execução. "Vamos nos basear neste três pontos para definir o trecho prioritário. O nosso foco é conseguir concluir pelo menos um dos trechos nos próximos anos", afirmou o deputado. 

Prazos preocupam 
A presidente da Aepic, Rosinda Stremlow, considerou positiva a reunião, mas expressou preocupação com os prazos para licitação das obras. "O Contorno ainda não está assegurado. Se não for viável fazer a licitação neste governo, vamos ficar na dependência do próximo. Existe uma promessa, mas vontade não é realidade", disse a empresária. 

O deputado Tercílio Turini(PPS) afirmou que é preciso pressionar o governo para fazer a licitação de um dos trechos este ano e garantir que o Contorno seja incluído no orçamento de 2018 a fim de assegurar recursos para a licitação de um segundo trecho. 

Segundo a presidente da Aepic, a Região Metropolitana de Londrina está vulnerável em termos de transporte, logística e segurança. "A BR-369 passa pela avenida Brasília. É um volume intenso de carga pesada. Qual empresa que vai se interessar em se instalar em uma região sem escoamento da produção? Transporte e logística são fundamentais", questionou. 

Ela lembrou que no fim de setembro completam seis meses desde que o governo anunciou que assumiria a responsabilidade pela construção do Contorno Norte. "Estamos confiantes, embora o prazo inicial para conclusão dos projetos fosse de até quatro meses. Queremos acompanhar todas as etapas, para apresentar as expectativas da Aepic e contribuir com ideias", afirmou Stremlow. O valor da obra ainda não foi definido, mas a estimativa é que cada trecho custe em torno de R$ 200 milhões.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Concessionária apresenta projeto do Contorno Norte no Facebook Compartilhar Concessionária apresenta projeto do Contorno Norte no Twitter Compartilhar Concessionária apresenta projeto do Contorno Norte no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *