Confiança do empresário do varejo tem segunda alta seguida no Paraná

Fonte: Rádio CBN

O Índice de Confiança do Empresário, medido pela Confederação Nacional do Comércio e divulgado pela Fecomércio, aponta para uma melhora na confiança do empresário do comércio paranaense, após uma nova alta em outubro. De acordo com o levantamento, o indicador ficou em 121,5 pontos, o melhor resultado registrado no mês desde 2011. A pontuação é quase igual à média nacional, que chegou a 121,4 pontos.

A variação mensal foi de quase 1%, mas o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, explica que o grande destaque é em relação a outubro do ano passado, que registrou uma alta de mais de 17%. O diretor da Federação do Comércio ressalta a sazonalidade natural do varejo para explicar as variações no otimismo do empresário ao longo do ano.

O Índice de Confiança do Empresário é composto por três subindicadores. No que mede as Expectativas do Empresário, o aumento mensal foi de 1,5% e de pouco mais de 13% na variação anual. Já as intenções de Investimentos do Empresário cresceram 0,7% de setembro para outubro e pouco mais de 10% em relação ao mesmo mês de 2018.

Rodrigo Rosalem destaca que, apesar da leve redução, de 0,3%, em relação a setembro de outro subindicador, o das Condições Atuais, a avaliação do empresariado sobre a economia, setor comercial e situação atual do negócio foi mais de 37% superior à de outubro do ano passado.

A pesquisa ouviu cerca de 500 empresários do varejo de todo o estado, de 1º a nove de outubro.