Notícias

|

Confiança do setor varejista cresce




Fonte: Folha de Londrina


São Paulo – Pelo segundo mês consecutivo, empresários do setor varejista no Estado de São Paulo se mostram mais confiantes em relação à condução da economia nacional e também com os rumos de seus próprios negócios. O sentimento é de que maio marcou a cristalização da retomada do crescimento econômico depois da depressão provocada pela crise financeira internacional, que se intensificou após a quebra do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers em meados de setembro de 2008. Traduzidos em números, de abril para maio estes sentimentos cresceram 1,8% numa escala de zero a 200 pontos, saindo de 102,00 pontos para 103,88 pontos.

 

Em abril, as expectativas dos empresários haviam crescido 3% na série com ajuste sazonal. ‘‘Esse crescimento da confiança dos empresários está em linha com outros indicadores que apontam para a melhora do ambiente econômico, ainda que em um ritmo bem lento’’, afirma o coordenador do Índice Fecap de Expectativas nos Negócios (Ifecap), André Chagas.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, o Ifecap ainda apresenta queda de 16,9%. ‘‘A recuperação nesse tipo de comparação ainda deve levar mais alguns meses para ser percebida. É possível que durante todo o ano as expectativas dos empresários continuem abaixo da verificada até o 3º trimestre do ano anterior. Isso ocorrerá porque, muito provavelmente, a atividade econômica desse ano, embora em alta, não conseguirá recuperar o ritmo que seguia antes do início da crise’’, avalia Chagas.

 

Francisco Carlos de Assis para Agência Estado

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Confiança do setor varejista cresce no Facebook Compartilhar Confiança do setor varejista cresce no Twitter Compartilhar Confiança do setor varejista cresce no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *