Notícias

|

Consumidor dá menos calote




Fonte: Folha de Londrina

 

 

São Paulo – A taxa média de inadimplência dos consumidores apresentou desaceleração em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado e também no acumulado do ano, informou a Serasa Experian.

 

Segundo a empresa de análise de crédito, a inadimplência em maio avançou 8,4% sobre o mês de 2008. Na comparação entre os meses de abril deste ano e do ano passado, o índice havia fechado em 8,9%.

 

No acumulado do ano até maio sobre igual intervalo de 2008, a taxa média é de 10,3%, contra os 10,9% registrados na comparação entre os primeiros quadrimestres dos dois anos.

 

””As perdas de ritmo devem-se à recuperação econômica verificada neste segundo trimestre, com o aumento do consumo, da liquidez, do crédito e da melhor expectativa do consumidor em relação à economia e à sua própria situação””, informaram os técnicos da Serasa em nota. ””Para o segundo semestre, a perspectiva dos analistas é de uma inadimplência estabilizada ou em queda, vinculada ao desempenho da atividade econômica e, principalmente, do emprego.””

 

Na comparação com abril de 2009, porém, a inadimplência apresentou avanço de 1,8%, depois de ter caído 9,5% entre março e abril. Para a Serasa, essa alta foi causada principalmente pelas compras do Dia das Mães e pelo menor número de dias úteis em abril.

 

No acumulado do ano, as dívidas com bancos seguem liderando a representatividade no ranking de inadimplência. Elas respondem por 43,7% do indicador, seguido por dívidas com cartão de crédito e financeiras (36,9%), cheques devolvidos (17,5%) e títulos protestados (1,9%). As informações são da Folhapress.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Consumidor dá menos calote no Facebook Compartilhar Consumidor dá menos calote no Twitter Compartilhar Consumidor dá menos calote no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *