Conversa com a presidente: As lições da experiência

Não há dúvidas de que a tecnologia aprimorou os processos e agilizou a operacionalização das empresas. Mas o contato olho no olho ainda é a melhor forma de fazer networking e trocar experiências. Foi o que percebemos em nosso Mercado em Foco, cuja 8ª edição foi realizada na quinta (19) de forma 100% presencial, com lotação máxima.

Por várias vezes, a emoção tomou conta do palco e do público. O empresário Nilo Kato revelou, com toda sinceridade, que quase desistiu de levar adiante o projeto da Hachimitsu, hoje uma rede que se expandiu para fora do Paraná. As respostas vieram quando Nilo abandonou uma postura negativa para levantar a cabeça e ir à luta. Sim, empresas enfrentam dificuldades. Por isso o associativismo traz tantos benefícios aos empreendedores.

Todas as palestras trouxeram ensinamentos valiosos. Muitos deles também valem para a vida particular: preservar os valores, ser honesto e perseverante, trabalhar e buscar o conhecimento.

Esse foi o espírito do Mercado em Foco. Além das informações técnicas, há o incentivo, o estímulo, a experiência transmitida em suas mais diversas lições. Tudo isso mexe muito com a cabeça do empresário. O objetivo é estimular uma análise do próprio negócio para identificar erros e gargalos. Muita gente, hoje, está repensando estratégias.

Nada disso seria possível sem os nossos parceiros: Comércio InFoco, Sebrae, Uniodonto, Totvs e Sicredi, que investiram no empresário londrinense e no crescimento de nossa cidade. Mas a ACIL não para. Já arregaçamos a manga porque em julho teremos o Educare, nosso primeiro Congresso Internacional de Educação. Afinal, não há desenvolvimento sem conhecimento.

Marcia Manfrin, presidente da ACIL.

Frase da semana: “Uma pessoa que nunca cometeu erros, nunca tentou nada novo” – Albert Einstein (1879-1955), físico alemão.

Compartilhar Conversa com a presidente: As lições da experiência no Facebook Compartilhar Conversa com a presidente: As lições da experiência no Twitter Compartilhar Conversa com a presidente: As lições da experiência no Linkedin