Notícias

|

Conversa com o Presidente: A burocracia sangra Londrina

Conversa com o Presidente: A burocracia sangra Londrina

 

Dois anos atrás, durante a campanha eleitoral para a prefeitura de Londrina, a ACIL defendeu um conjunto de prioridades para a implementação no quadriênio 2017-2020, todas, claramente, de responsabilidade da administração municipal.

Eleito, o atual prefeito demonstrou grande boa vontade para que o Município avançasse nos pontos elencados: elaboração do Masterplan, integração telemática das secretarias e um plano de desburocratização que estimulasse o empreendedorismo.

Entre os três pontos, já se presumia que o último era o tema mais dramático e que nos causava mais preocupação. Não é preciso explicar o motivo disso. Também não é preciso dizer aos associados o quanto é difícil e demorado obter papeis para abrir, manter ou expandir um negócio nesta cidade que tanto amamos.

Em decorrência da alteração constante da legislação e da falta de atualização no Plano Diretor, além do travamento, enfrentamos ainda uma absoluta insegurança jurídica. É a receita para a estagnação econômica e para a degradação da nossa qualidade de vida.

Infelizmente, a evolução tem sido lenta e pouco efetiva. Como as reclamações persistem,  decidimos criar uma ouvidoria independente dentro da associação para coletar queixas, melhorar o diagnóstico e funcionar como uma ponte com as autoridades públicas. A proposta da criação da ouvidoria conta com apoio de praticamente todas as entidades parceiras da ACIL, constituindo-se numa frente de trabalho com forte representação na sociedade civil.

Os associados devem estar cientes de que a ACIL e todas as entidades envolvidas neste mutirão tem insistido regularmente em reuniões e nos contatos de rotina com os gestores públicos para que os gargalos burocráticos sejam vencidos o quanto antes.

É consenso neste grupo a urgência em estancar esta sangria que faz a cidade perder investimentos, renda e emprego, inclusive para os municípios vizinhos. C

ontamos com a colaboração dos associados para que a ouvidoria (o funcionamento deve começar em algumas semanas) seja uma referência nesta luta. Estejam atentos aos nossos canais de comunicação. Em breve teremos novidades!

Até a próxima!

 

Claudio Tedeschi

Presidente

 

Frase da semana:

“A burocracia é a convergência de voracidades.”

José Ingenieros (1877-1925),  escritor argentino

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Conversa com o Presidente: A burocracia sangra Londrina no Facebook Compartilhar Conversa com o Presidente: A burocracia sangra Londrina no Twitter Compartilhar Conversa com o Presidente: A burocracia sangra Londrina no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *