Notícias

|

Conversa com o presidente: Abertura dos shoppings é uma vitória para Londrina

Olá, pessoal!

A semana foi suada, mas conseguimos reabrir os shoppings, galerias e centros comerciais em Londrina.

Já havia passado da hora. Todo o empresariado está sofrendo muito com essa pandemia. Os shoppings ficaram 50 dias fechados. É muito tempo, gente.

O fechamento foi decretado pelo Governo do Paraná. Mas por que os shoppings estavam abertos em Cascavel e Foz do Iguaçu? Fomos pesquisar e percebemos que o decreto pode ser interpretado como uma recomendação. Aí começamos nossa articulação. 

Como o Tribunal de Justiça do Paraná decidiu a favor do município, na quarta-feira (6), reafirmando a competência da Prefeitura para tomar as medidas de combate à pandemia, vimos que seria possível levar até o COESP (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) uma proposta de reabertura dos shoppings com protocolos rígidos de segurança.

Foi uma corrida contra o tempo, porque a reabertura precisava ocorrer antes do Dia das Mães, para que as lojas conseguissem, ao menos, reduzir seu prejuízo.

Tudo isso foi feito de forma transparente. Participei da reunião do COESP pela internet e expliquei que a reabertura era necessária e segura. Formado por especialistas, o COESP entendeu que as medidas de contenção sugeridas eram suficientes. E deu a decisão a nosso favor, acatada em seguida pela Prefeitura.

Dessa forma, a população tem mais opções de compras, provocando menos aglomeração, pois os consumidores tendem a se espalhar mais. O ambiente nos shoppings é controlado e permite, com a ajuda de seguranças e lojistas, que as pessoas mantenham o distanciamento necessário.

Isso não quer dizer que a vida voltou ao normal. Conseguimos reativar setores importantes da economia porque a taxa de ocupação de leitos hospitalares está em níveis razoáveis. Poucas pessoas, no momento, estão internadas com a Covid-19 em Londrina.

Os shoppings estão abertos para fazermos compras necessárias, não para passear. Parquinhos e cinemas permanecem fechados. Restaurantes só atendem por delivery ou take away.

Agora precisamos levar as medidas de contenção mais a sério. Evite sair de casa sem motivo, use a máscara e lave constantemente as mãos. Faça com que sua empresa siga à risca os protocolos. É nossa obrigação dar segurança aos funcionários e clientes. Temos que evitar um novo fechamento. Depende de nós. 

Domingo é um dia especial. As mães sabem como nos fortalecer com sabedoria e perseverança, seguindo o caminho abençoado por Deus. Graças a elas, venceremos qualquer desafio. Um feliz Dia das Mães!

Cuidem-se, e mantenham o vírus longe de quem vocês amam. 

Fernando Moraes

 

Frase da semana: “A coisa mais importante a fazer se você está num buraco é parar de cavar.” – Warren Buffett, investidor americano.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Conversa com o presidente: Abertura dos shoppings é uma vitória para Londrina no Facebook Compartilhar Conversa com o presidente: Abertura dos shoppings é uma vitória para Londrina no Twitter Compartilhar Conversa com o presidente: Abertura dos shoppings é uma vitória para Londrina no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *