Aplicar uma novidade em um procedimento interno, em um processo de fabricação ou na montagem, dar ao produto final mais eficiência e competitividade no mercado. Esta é uma entre tantas definições para o que significa inovação.

A revolução digital colocou esta palavra na linha de frente de qualquer empreendimento. A importância de um número cada vez maior de empresários entenderem esta nova realidade é uma das nossas principais tarefas nesta gestão.

E você? Já parou para pensar nisso? Já está em fase de aprimoramento do seu projeto? O quanto já inovou? Já está colhendo os dividendos por largar antes do concorrente?

Gostaria de dizer que Londrina é uma das cidades de porte médio mais promissoras quando o assunto é inovação. Consequência direta do polo de conhecimento fundamentado no grande número de escolas superiores, há aqui uma cena aquecida de startups, atuando nos mais diversos ramos.

Na semana passada, a consultora Maria Gorete Hoffman, da Fundação Certi, de Florianópolis, veio ao Palácio do Comércio e mostrou o atual panorama do nosso ecossistema de inovação. A Certi é uma fundação especializada em preparar regiões para promover sua escalada econômica através da organização do empresariado, das entidades e dos órgãos de apoio.

Até maio, o cronograma prevê a formatação do Tecnocentro (em construção no Parque Tecnológico da zona leste), uma espécie de casa do ecossistema e bastante estratégico para seu fortalecimento. O período também será de definição em relação à governança do polo e a ACIL certamente cumprirá um papel importante neste processo.

Pode até parece um mundo distante da maioria dos filiados, mas nossa associação acredita que de todos os negócios, de algum modo, serão impactados pelo sucesso deste arranjo complexo, um movimento que vai transformar a economia de Londrina.

Convido a todos para pesquisar, buscar se envolver e ter plena ciência do que está acontecendo na região em termos de negócios inovadores.  Apenas um alerta: se as empresas não se prepararem poderão ser surpreendidas no futuro.  Deixo aqui a dica para o associado: participe do Ecotic, um grande evento de tecnologia que se realiza na segunda e terça-feira no Parque de Exposições Ney Braga. É uma forma rápida e eficaz de iniciar uma integração a este mundo novo. Nos encontraremos lá!

Bom fim de semana!

Até a próxima!

Frase da semana:

“Político profissional jamais tem medo do escuro. Tem medo é de claridade”, Millôr Fernandes (1923-2012), humorista

Compartilhar Conversa com o Presidente: E se sua empresa se conectasse ao ecossistema de inovação? no Facebook Compartilhar Conversa com o Presidente: E se sua empresa se conectasse ao ecossistema de inovação? no Twitter Compartilhar Conversa com o Presidente: E se sua empresa se conectasse ao ecossistema de inovação? no Linkedin