Conversa com o presidente: Falta de diálogo

Boa tarde, amigos!

A semana foi difícil, com uma série de embates, pois trabalhamos constantemente para reabrir, dentro da lei, as atividades produtivas em Londrina.

Há um descompasso entre as ações do estado e do município, colocando as empresas da cidade em risco.

Fechar as atividades produtivas é uma decisão extrema, que não admite erros. O empresário já está acumulando uma perda enorme. Se houve qualquer equívoco na implantação desta quarentena, vamos pagar dobrado por uma falha que não é nossa.

O mínimo que podemos esperar é uma coerência entre os poderes para que as ações não sejam intempestivas, tomadas de uma hora para outra, de forma unilateral.

Temos, em Londrina, o Coesp (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública), composto por profissionais sérios e comprometidos, que representam os principais órgãos de saúde do município, inclusive a 17ª Regional.

Seria muito mais sensato se o Governo do Paraná ouvisse as recomendações do Coesp, em vez de ignorá-las. Se os dados da Secretaria Estadual de Saúde fossem confrontados com os do município, teríamos uma visão mais clara sobre a pandemia na região. Essa clareza ajudaria a evitar erros, protegendo vidas e empregos.

Mesmo com todos os recursos disponíveis – venda pela internet, WhatsApp, delivery, drive-thru e take away -, nada se compara às lojas abertas. As empresas não tiveram tempo de se recuperar do fechamento ocorrido entre março e abril. Muitas vão fechar definitivamente. Não estamos falando de lucro, mas de sobrevivência, pois a perda não é só financeira. Muitas famílias estão sofrendo.

Um alinhamento entre estado e município só traria benefícios. Poderiam, juntos, traçar uma estratégia que respeitasse a realidade local. O diálogo evitaria um grande prejuízo e, com certeza, seria muito mais eficiente.

Até a semana que vem!

Fernando Moraes, presidente da ACIL.

Frase da semana:
“O esforço só é expresso em recompensa quando uma pessoa se recusa a desistir” – Napoleon Hill (1883-1970), escritor americano.

Compartilhar Conversa com o presidente: Falta de diálogo no Facebook Compartilhar Conversa com o presidente: Falta de diálogo no Twitter Compartilhar Conversa com o presidente: Falta de diálogo no Linkedin