Conversa com o Presidente: O futuro vai chegar. Você está preparado?

Todo empreendedor sabe que sem planejamento simplesmente é impossível construir um negócio sólido.

A responsabilidade de gerir uma empresa vai muito além do que manter seu ganha pão em funcionamento.

As boas relações com os colaboradores, com os fornecedores, com os parceiros comerciais e com os consumidores são essenciais e dependem em grande medida da sua capacidade de fazer previsões e de organizar uma estrutura.

Janeiro é um mês normalmente reservado para dar o polimento final para este esforço permanente, que, por vezes, é reinventado ao longo do ano.

Liderar este processo exige um conhecimento profundo do negócio. Se o gestor não tiver referências para traçar estratégias e metas, é um péssimo sinal.

Portanto, é o momento certo para uma avaliação completa do seu negócio e do mercado.  Não há muita escolha, já que o seu concorrente certamente estará fazendo isso neste momento, se é que já não fez.

Ao longo do ano, a importância do planejamento é um tema abordado pela ACIL em palestras, workshops, eventos, reportagens na revista Mercado em Foco.

O associativismo é um ótimo atalho para troca de experiências e para ter acesso a conteúdos preciosos para sua liderança e para sua gestão.

Se você tiver com dificuldades para entender como está sua empresa, como está o mercado ou para onde ambos estão indo, recomendamos seu engajamento nas atividades do nosso Centro de Capacitação Empresarial e em todas as divulgações do site, da revista e das redes sociais.

Acredite, criando este hábito você vai se voltar para o pensamento a longo prazo de modo automático. Temos sempre a preocupação de tirar os associados da zona de conforto e de provocar curiosidade sobre as tendências no ambiente corporativo.

Um dia todos nós entendemos que planejamento rima com conhecimento.

Até a próxima,

Fernando Moraes

“Trago comigo as feridas de todas as batalhas que evitei”,

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português