A ACIL tem uma sugestão de exercício mental para você fazer neste fim de semana. Com o planejamento feito, com a meta estabelecida, com a equipe de atendimento orientada, com a decoração definida, com o estoque abastecido, o que mais seria preciso pensar nestes dias?
A resposta pode não ser uma grande novidade, mas é mais necessária ainda diante da inquietação cada vez maior do mercado: qual será o comportamento do consumidor neste fim de ano?
A primeira coisa que o empresário deve entender é que a maioria dos consumidores vai acessar a primeira parcela do 13º salário na próxima quarta-feira (20). Dependendo da sua necessidade, poderá ir às compras nos dias posteriores, o que exige uma organização da loja para o fluxo extra que certamente virá.
Portanto, não há muito tempo para você tentar responder a pergunta acima. Durante muitas vezes neste espaço ao longo dos últimos anos, temos recomendado este olhar atento ao consumidor.
O certo é que ele terá poder aquisitivo restaurado por alguns dias. A estimativa do DIEESE, que usa os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), calcula que no total o salário extra injete R$ 470 milhões na economia regional. Se desconsiderarmos a parte do funcionalismo público, paga anteriormente, serão cerca de R$ 320 milhões.
Se você conhece seu cliente, é provável que consiga aumentar seu tíquete médio, que consiga administrar o estoque usando uma precificação correta e que tenha na cabeça o formato de boas promoções. E, claro, se o imponderável entrar em campo, você saberá ser ágil para ajustar alguma estratégia e ainda fazer bons testes durante a Black Friday, no próximo dia 29.
É isso!
Bom fim de semana!
Até a próxima!
Fernando Moraes
Frase da semana:
“Use palavras brandas e argumentos fortes”, Henry George Bohn (1796-1884), editor inglês