Começou ontem e termina
amanhã, uma das ações anuais que caracterizam a ACIL como uma entidade ativa
nos termos da proposta de liderar o setor produtivo.
Por três dias, o Londrina
Liquida, um festival de descontos que envolve nesta edição cerca de 700 pontos
de venda com perfil bastante diversificado, reforça o elo entre os comerciantes
e os consumidores.
O respeito mútuo entre estes
dois grupos é a base de um desenvolvimento comunitário duradouro.
Portanto, quando aproximamos
as expectativas de vendedores e compradores em torno de uma ideia, o que
estamos promovendo é o círculo virtuoso que caracteriza a economia de mercado.
Por si só, isso justifica o
ambiente festivo que a cidade vive nestes dias, com balões coloridos nas lojas,
boa música e opções gastronômicas especiais no coração da cidade.
O número recorde de adesão de
lojistas em 2016, uma década depois da primeira edição, é um alento e tanto em
um ano marcado pelo noticiário econômico apocalíptico.
Aos poucos, os brasileiros
vão retomando a confiança para voltar a consumir, fenômeno já medido nos
indicadores mais recentes.
E estas medições parecem mais
realistas observando o desenrolar desta campanha e todos os seus sinais de
vitalidade, uma espécie de despertar na contramão do desânimo.
Quem preferir o otimismo
nestes tempos de incerteza poderá ser premiado no futuro.
E a ACIL continuará exercendo
seu papel de liderança. A associação já trabalha para que outras campanhas como
esta provoquem o mesmo efeito, em especial o próximo Londrinatal, outra
iniciativa que tratamos sempre com muito carinho e que este ano deve mostrar
que a crise realmente está definhando.
Até a próxima,
Claudio Tedeschi
Frase da semana
“O comércio é o grande civilizador. Trocamos ideias
quando trocamos tecidos.”
Robert Green Ingersoll, jurista e orador norte-americano
(1833-1899)