Notícias

|

BC: Demanda interna vai ditar ritmo de investimentos, aponta Relatório de Inflação

SÃO PAULO, 30 de março de 2009 – Será difícil o Brasil receber em 2009 o mesmo volume de investimentos que nos anos anteriores, mas situação pode evoluir para um cenário mais benigno na medida em que a demanda interna mostrar alguma recuperação. A avaliação faz parte do Relatório Trimestral de Inflação de Março divulgado hoje pelo Banco Central (BC).

 

O documento destaca que o investimento, que vinha se configurando como o componente mais dinâmico da demanda doméstica, foi o que apresentou maior ajuste no quarto trimestre de 2008, em linha com um fato estilizado longamente identificado.

 

Após expansão de 8,4% no terceiro trimestre frente ao trimestre anterior, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), recuou 9,8% no quarto trimestre, interrompendo sequência de nove trimestres de crescimento. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a variação se deslocou de 19,7% no terceiro trimestre para 3,9% no último. Ainda assim, após incremento de 9,8% em 2006 e de 13,5% em 2007, a FBCF se expandiu 13,7% em 2008.

 

“Note-se ainda que, como percentual do Produto Interno Bruto (PIB), a FBCF passou de 17,5% em 2007 para 19,0% em 2008. Todavia, o agravamento da crise financeira mundial levou à deterioração do cenário para investimentos. Além da reavaliação dos planos de investimento, em parte por causa da piora nas perspectivas para o crescimento da demanda e da maior incerteza macroeconômica, as empresas enfrentam deterioração das condições de financiamento, no que tange a prazos e custo do crédito”.

 

De acordo com os técnicos, além disso, devido à queda do preço das ações, a opção pelo financiamento via mercado de capitais perdeu atratividade. “Finalmente, cabe notar que a depreciação do real pode ter determinado um aumento nos custos de bens de capital importados, com impacto adverso sobre o volume de investimentos”.
(Vanessa Stecanella – InvestNews)

 

Fonte: Gazeta Mercantil


Compartilhe com o universo

Compartilhar BC: Demanda interna vai ditar ritmo de investimentos, aponta Relatório de Inflação no Facebook Compartilhar BC: Demanda interna vai ditar ritmo de investimentos, aponta Relatório de Inflação no Twitter Compartilhar BC: Demanda interna vai ditar ritmo de investimentos, aponta Relatório de Inflação no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *