Dica Empresarial ACIL: A importância do alinhamento entre vendas e marketing

Fonte: Renan Laffranchi – Revista Mecado em Foco/ACIL

A quarta revolução está acontecendo cada vez mais rápido, o foco não é mais do cliente, mas sim no cliente. Com um mundo mais conectado, o ecossistema dos negócios vive um novo momento. Fechar os olhos para as novas transformações é o caminho certo para abrir espaço à concorrência. Estamos na era do Marketing 4.0, novos modelos de negócios para os novos consumidores, trabalhamos com inúmeras ferramentas digitais que são influenciadoras na hora da tomada de decisão de um profissional que pretende se conectar com o propósito de uma empresa.

Mesmo nos tempos de hoje ainda temos muita dissonância entre as áreas de Marketing e Comercial dentro das organizações, há muitos ruídos entre elas e isso prejudica a saúde da empresa. É o tempo do customer experience, produtos e serviços cada vez mais inclusivos e personalizados para a nova geração de clientes. Podemos listar inúmeros problemas quando as duas áreas não se encontram em um propósito. Em uma área comercial temos um ciclo menor de processos que gira em torno de 30 dias. Em muitos casos, a área de marketing pode sentir uma certa dificuldade em olhar para esse ciclo. O mesmo acontece quando temos uma área comercial que não olha o ciclo de marketing, como por exemplo lançamentos de produtos, posicionamento da marca e novos serviços e produtos.

O setor de marketing possui um ciclo maior que o comercial e normalmente dura mais que 30 dias devido ao planejamento, viabilidade e tudo o quer for pertinente a área. A falta de comprometimento de um com o outro pode acarretar atrasos nas vendas e lançamentos de campanhas.

O desempenho das duas áreas precisa estar alinhado e as metas precisam ser cumpridas com o apoio de ambas. Comercial e Marketing são áreas de frente de uma organização, onde é essencial a presença de gestores que entendam o mundo que estamos vivendo: um ambiente que recebe a todo momento uma nova geração de profissionais, uma enxurrada de novas informações e conhecimento devido ao avanço das melhorias constantes de novos modelos de negócios e processos.

As empresas buscam a inovação constante e é preciso se reinventar todos os dias para as realidades atuais do trabalho, e isso significa mais que atrair e reter os grandes talentos. Na indústria 4.0 é primordial construir a marca de dentro para fora, atrelado a bons cases de sucesso de Comercial e Marketing.

Quando temos o entendimento da posição de cada área e o quanto uma pode contribuir e fortalecer a outra, temos empresas de sucesso que tornam os clientes embaixadores da sua marca. Um esforço a mais cria uma conexão a mais com o seu cliente. É necessário desenvolver mais engajamento e trabalho coletivo, onde a tecnologia trabalha a favor do negócio.

Não vendemos mais produtos ou serviços, mas, sim, a experiência que ambos trazem.

Bem-vindos a era das experiências!

Renan Laffranchi é gerente de Mercado da Marketscape, professor de MBA e Graduação,  palestrante e consultor nas áreas de Marketing, Comercial e Comunicação

Compartilhar Dica Empresarial ACIL: A importância do alinhamento entre vendas e marketing no Facebook Compartilhar Dica Empresarial ACIL: A importância do alinhamento entre vendas e marketing no Twitter Compartilhar Dica Empresarial ACIL: A importância do alinhamento entre vendas e marketing no Linkedin