Dicas para “desencalhar” o estoque nesse Natal

Fonte: KCMS SEBRAE

O fim do ano é uma excelente oportunidade para aquecer as vendas e tentar “desencalhar” todo o estoque da loja. Confira algumas dicas que podem preparar sua equipe para este Natal!

1. Faça uma promoção – A boa e velha liquidação ainda é uma das melhores formas de vender produtos parados. As promoções geram movimento na loja, além de atrair a atenção dos consumidores para outros produtos da empresa. Aposte em promoções interessantes que chamarão ainda mais clientes para sua loja, e fará com que o estoque gire, trazendo mais lucro para o caixa.

2. Crie ofertas direcionadas a clientes específicos – Uma boa maneira de desencalhar produtos do estoque é fazendo ofertas direcionadas a clientes em potencial. Se você tem kits de ferramentas acumulados e que só estão ocupando espaço no estoque, uma boa ideia é fazer uma oferta direcionada aos clientes que já compraram este produto — uma ótima estratégia para atender a demanda de seus consumidores e fazer o estoque da loja girar.

3. Negocie com seu fornecedor – É muito importante ter parceiros bons e compreensivos, pois fica assim mais fácil renegociar algo. Procure sempre ter fornecedores que possibilitam a renegociação de produtos parados. Profissionais confiáveis ainda podem te ajudar a desencalhar os produtos, seja com ações ou por saberem aonde se encontra os clientes em potencial que poderão comprá-los.

4. Faça vendas combinadas – Todo consumidor fica com os olhos brilhando quando vê uma oferta dando sopa. E que tal se aproveitar disso para fazer vendas combinadas na sua loja? Você pode oferecer um presente na compra do item encalhado no estoque. Por exemplo, se sua empresa vende itens de academia, você pode oferecer uma garrafa de água de inox como brinde para o item encalhado. É uma boa sugestão para agradar seu consumidor e desocupar o espaço que o produto faz no ambiente. Outra sugestão para aproveitar a venda combinada, é colocar itens semelhantes ou que se completem em promoção e vendê-los em conjunto.

5. Aposte em uma boa divulgação – Atualmente, com a força total das redes sociais, a divulgação na internet segue como uma das melhores estratégias de marketing para empresas de todos os ramos de atuação e tamanhos. Nada como a produção de bons posts em redes como Twitter, Facebook e Instagram para ampliar sua lista de clientes. Os consumidores atuais estão antenados com as tendências e procuram sempre saber das principais novidades antes de fazer suas compras. Portanto, apostar em campanhas nas redes sociais, com boas fotos, hashtags e uma linguagem direta, pode ser a alternativa certa para desencalhar seus produtos que estão parados no seu estoque.

6. Reforce e treine, se necessário, a equipe de vendas. Contrate, sempre que possível, colaboradores com alguma experiência;

7. Organize o ponto de venda, facilitando as compras. Para isso, é preciso ficar atento aos fatores como a boa exposição, embalagens pré-prontas para presentes, para agilizar o atendimento, e ter etiquetas de preços em todas as mercadorias expostas;

8. O lojista precisa ter uma boa comunicação e sinalização no estabelecimento, isso é, as mensagens devem ser claras e de rápido entendimento;

9. Sempre que possível, deve-se providenciar espaço e atividade para os acompanhantes (crianças, maridos) não atrapalharem as vendas;

10. Cuidado ao decidir a divulgação pelo preço, pois, ao fazer isso, você poderá não atingir o mercado-alvo, "e o barato sairá muito caro";

11. Não ignore a divulgação através das redes sociais, pois são os meios de comunicação mais em evidência.

Adotar estas estratégias para desencalhar os produtos estocados é uma ótima opção para fazer o capital girar no caixa da sua empresa. São sugestões simples, mas que no final trarão resultado, e, o mais importante, sua loja não terá estoque acumulando e até estragando.