Notícias

|

Dormir bem, que mal tem?

Da Redação – Revista Mercado em Foco – ACIL

 

Mesmo parecendo ser algo comum, não são todas as pessoas que conseguem dormir as 7 ou 8 horas de sono, recomendadas por especialistas da área de saúde. Vários problemas como estresse e ansiedade podem ser prejudiciais, causando as temíveis insônias. Para alguns, conseguir “desligar” os pensamentos na hora de dormir não é tão simples quanto parece. A mente não consegue parar de pensar no trabalho que precisa ser terminado, na reunião com o chefe no próximo dia ou até mesmo nos problemas familiares.

Para o neurologista Gustavo Fróes, esses quadros, quando não tratados, podem evoluir para algo mais sério. “A insônia é um sintoma causado pelo estresse ou ansiedade, que quando não tratado pode levar a um comprometimento cognitivo devido a falta de sono adequado”, afirma.

Segundo Fróes, enrolar para levantar, assistir televisão ou jogar videogame na cama, por exemplo, são atitudes que “ensinam” o nosso organismo que a cama não é um lugar exclusivo para dormir e descansar. Se esses hábitos já prejudicam a qualidade do sono de uma pessoa sem insônia, para alguém que sofre com esse problema, prolongar o tempo sem necessidade na cama pode causar ainda mais ansiedade.

Algumas dicas podem ajudar a superar a ansiedade noturna. É o caso da meditação, que ajuda a esquecer as preocupações do dia a dia; técnicas de respiração, onde a expiração está ligada ao lado calmante do sistema nervoso, diminuindo a ansiedade. Mas caso não consiga dormir em vinte ou trinta minutos, o ideal é se levantar e ir para outro cômodo, assim o corpo não associará ficar na cama a estar acordado.

Se pensar nos problemas for inevitável, lide com eles. Levante e comece a escrever tudo aquilo que lhe incomoda e depois jogue fora o papel, assim toda a tensão será liberada. Por mais simples que pareçam, quando essas dicas se tornam hábitos, podem melhorar significativamente a qualidade do sono. Mas vale lembrar que nesses casos o melhor a se fazer é procurar um profissional da área para fazer um acompanhamento.

 

Sono x Produtividade

Ter uma boa noite de sono, além de reparar nossas energias e preparar o organismo para o próximo dia, tem vários outros benefícios como a liberação do hormônio GH (hormônio do crescimento), que ocorre durante o sono mais profundo (REM).

Quando há privação do sono, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e grelina (hormônio da fome) aumentam e, por outro lado, os níveis de leptina (hormônio da saciedade) diminuem, o que causa uma desordem na saúde da pessoa.

“É importante ter um ambiente adequado para o sono, escuro e silencioso, evitar comer, beber e fazer exercícios uma hora antes de dormir. São conselhos que todos deveriam seguir para ter uma melhor qualidade de sono”, recomenda o neurologista Gustavo Fróes.

O especialista lembra que passar o dia todo cansado, sem ânimo e sem energia pode dificultar o cumprimento de prazos no trabalho, encontros com amigos, relações familiares e desempenho acadêmico, e tudo isso tem uma causa, o sono. Ou melhor, a falta dele. “Quando não temos uma noite de sono reparador e essa situação se prolonga, a falta de disposição vai comprometer o nosso dia a dia, afetando nossa produtividade. O mais importante é ter uma rotina, da mesma maneira que temos uma rotina com o nosso trabalho, devemos ter com o nosso sono. É preciso entender que quando chegamos em casa, é o momento de descansar”.

 

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do sono e a disposição no dia a dia:
 

Respeite o horário de ir dormir: tente dormir e acordar sempre na mesma hora, assim seu corpo irá se programar com esses horários.

Temperatura: A temperatura ideal para um sono de qualidade fica entre 16° e 20° C. Temperaturas muito altas causam um sono agitado.

Ambiente escuro: A melatonina (hormônio do sono) só é produzida quando estamos em ambientes escuros e nos induz ao sono. Quando estamos deitados para dormir e ficamos no celular, notebook ou tablet, nosso cérebro interpreta como se ainda fosse dia e não começa o processo para descansar (produção de melatonina), atrapalhando o sono. Portanto, crie um ambiente totalmente escuro para que o cérebro entenda que é hora de dormir.

Evite bebidas estimulantes depois das 17 horas: A partir das 17 horas tenha preferência por bebidas que favoreçam o sono como um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto.

Planeje suas tarefas: Antes de dormir, planeje o que precisará ser feito, assim dormirá mais tranquilo e melhorará sua produtividade tendo um roteiro para seguir.

Evite o botão soneca: Programar sonecas de minutos em minutos, faz com que levantar da cama se torne mais difícil, o que atrapalha a disposição e suga todas as energias. Quando o despertador tocar, levante.

Tome banho: Tomar um bom banho assim que acordar ajuda o corpo a despertar com mais facilidade, preparando-o para todas as suas atividades diárias.

Pratique atividades físicas: Praticar atividade física mantém o corpo e a mente acordados, então praticá-los pela manhã é uma boa maneira de melhorar a disposição, além de ajudar a acelerar o metabolismo.

Defina uma meta: As metas são sempre bem-vindas. Elas propõem um desafio e por consequência aumentam a produtividade.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Dormir bem, que mal tem? no Facebook Compartilhar Dormir bem, que mal tem? no Twitter Compartilhar Dormir bem, que mal tem? no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *