Notícias

|

EncontrosFolha aponta recuperação próxima para pequenas empresas

Fonte: Folha de Londrina

Os sinais de recuperação econômica começam a aparecer e os pequenos e médios empresários precisam de ações simples, como profissionalizar a gestão e renegociar dívidas para fazer parte da retomada. A conclusão é dos debatedores da 10ª edição do EncontrosFolha, com o tema "Saúde Financeira – Os Reflexos da Atual Conjuntura Econômica para os Pequenos e Médios Empresários Brasileiros". O evento foi nesta quarta-feira, 25, no Möress Buffet, em Londrina.

O superintendente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía, abriu o evento e lembrou que os micro e pequenos empresários são os maiores empregadores do País, com 54% das vagas formais e 43,6% da massa salarial. Porém, são também um dos que mais sofrem com a crise econômica atual, que descapitaliza o caixa e dificulta o acesso ao crédito. "A conjuntura econômica e política abalou de forma geral o mercado e os pequenos negócios sofreram impacto severo, principalmente porque quase 40% estão no comércio, uma das áreas mais afetadas." 

Para Mejía, é importante não apenas promover debates como o desta quarta-feira não apenas para discutir a origem e os reflexos da recessão. "Nossa proposta é debater a retomada. As empresas precisam estar preparadas para o desafio de voltar a crescer", completou. 

Dentro dessa proposta, o professor em Gestão Empresarial e Gestão Financeira do ISAE/FGV Marco Antonio Nascimento Cunha, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, e o gerente Regional Norte de Desenvolvimento do Sicredi, David Vacari Conchon, deram um panorama sobre o futuro da economia regional e nacional. Mais ainda apontaram as ferramentas disponíveis para os micro e pequenos retomarem com força o caminho do crescimento. 

Cunha afirmou que períodos de crise levam ao aumento do empreendedorismo por necessidade. "Esse é um dos fatores principais para a mortalidade das empresas, porque muitas vezes o empreendedor prefere correr o risco e não está apto para isso, não se preparou, porque perdeu o emprego e precisou abrir uma empresa", disse. 

A cobertura completa do encontro será publicada na edição deste final de semana. 

O EVENTO 
O EncontrosFolha chegou à 10ª edição em pouco menos de três anos desde o primeiro debate, que foi sobre os rumos da economia. Desde então foram discutidos temas como mão de obra, tecnologia da informação e comunicação, agronegócio, sustentabilidade empresarial, indústria, comércio e serviços, ética e transparência nas empresas, clima e economia e logística. 

O superintendente do Grupo FOLHA lembrou que a edição de setembro de 2014, sobre logística, apontou os projetos do diretor presidente da (APPA) Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, para os gargalos estruturais, como a necessidade de dragagem de canais e novos shiploaders. "Três anos depois, a FOLHA voltou ao Porto de Paranaguá, que foi tema da segunda edição do 'Caderno Transmídia', publicado em 14 de outubro, no qual atestamos a transformação pela qual o local passou nos últimos anos", disse. "O Grupo FOLHA se preocupa em acompanhar, por meio de reportagens, as ações realizadas pelo

Poder Público e pela iniciativa privada, para resolver as questões debatidas no EncontrosFolha que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade, nossa região e nosso Estado", completou Mejía. 

O evento é patrocinado pelo ISAE/FGV, Sicredi e a construtora Vectra.


Compartilhe com o universo

Compartilhar EncontrosFolha aponta recuperação próxima para pequenas empresas no Facebook Compartilhar EncontrosFolha aponta recuperação próxima para pequenas empresas no Twitter Compartilhar EncontrosFolha aponta recuperação próxima para pequenas empresas no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *