Notícias

|

Entidades de Londrina apresentam proposta de reajuste do IPTU ao prefeito

Fonte: Assessoria Sociedade Rural do Paraná 

Entidades de Londrina e representantes do legislativo municipal se reuniram nesta manhã de sexta-feira, 15 de setembro, na sede da Sociedade Rural do Paraná para discutir com o prefeito Marcelo Belinati e técnicos da prefeitura, o projeto de reajuste do IPTU. Esta foi a terceira reunião do grupo e segunda com o prefeito.

A comissão das entidades entende ser necessária atualização no valor do IPTU e apresentaram na reunião um documento com sugestões da recomposição do IPTU, diferente da média de 120% de aumento, que traz a proposta original da prefeitura, o que seria demasiado ao consumidor.

“Sugerimos o fracionamento da alíquota em quatro vezes e não da forma como está. Foi uma proposta consensual das entidades”, disse o representante da OAB Londrina, José Carlos Vieira. O presidente da ACIL, Cláudio Tedeschi falou que é necessário se encontrar uma solução para as necessidades econômicas do município, mas que este aporte não pode ter como fim o IPTU. “Temos que observar que do outro lado tem um cidadão que paga e que sofre com a crise. Temos que ter equilíbrio”, completou.

A proposta sugerida traz a divisão da alíquota em quatro vezes. Ao invés de se aplicar uma alíquota de 0,8%, aplica-se 0,5% em 2018, o que representa 25% da proposta original da prefeitura. A aplicação das  próximas alíquotas em 2019, 2020 e 2021, só seria efetivada depois de uma análise da situação socioeconômica do país, garantindo que o londrinense conseguisse arcar com o aumento.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão disse que além das modificações no reajuste do IPTU, as entidades também solicitaram ao prefeito a transparência do processo, através do acesso direto a internet, de cada contribuinte ao seu valor reajustado.

“Apresentamos um bloco de sugestões, entre elas, que 30% do que for arrecadado com o IPTU sejam usados em obras que tragam benefícios à população e não só para custeio da máquina pública. Que sejam também resolvidos os problemas administrativos do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Administração Direta, Autárquica e Fundacional) e reforma do sistema da previdência da Capsmel. Enfim, sugestões que venham reduzir custos evitando assim, que tudo caia sempre nas costas do contribuinte”, explicou Brandão.

O prefeito Marcelo Belinati ouviu a proposta das entidades, falou sobre os problemas e necessidades do município de Londrina e reforçou a necessidade do reajuste. “Estamos com valores de anos de defasagem e se faz necessário o reajuste. As propostas, opções e alternativas apresentadas serão agora estudadas por toda a nossa equipe e tenho certeza que chegaremos a um dominador comum”.

 As entidades aqui relacionadas – SRP, OAB Londrina, Sinduscon, ACIL, Conep, AML, Sindimetal Norte, Fiep, Ceal, Sincil e Secovi – participaram da assinatura do documento entregue e/ou da reunião desta sexta-feira, além dos representantes do executivo e legislativo municipal.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Entidades de Londrina apresentam proposta de reajuste do IPTU ao prefeito no Facebook Compartilhar Entidades de Londrina apresentam proposta de reajuste do IPTU ao prefeito no Twitter Compartilhar Entidades de Londrina apresentam proposta de reajuste do IPTU ao prefeito no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *