Fonte: Assessoria Imprensa SRP
Os números
ainda não são oficiais, mas o grande movimento registrado diariamente no Parque
Ney Braga indica que as expectativas iniciais de repetir os excelentes
resultados da ExpoLondrina do ano passado foram alcançados em vários setores.
De acordo com
o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), entidade organizadora da
exposição, ao final da primeira semana de exposição, o público era igual ao do
ano passado, que fechou com 539 mil visitantes.
“No setor
pecuário, acredito que vamos fechar com uma liquidez superior ao ano passado,
de 90,1%, e valores individuais (por
animal) de 35% a 40% superiores ao ano passado. Isto porque o mercado está
comprador”, destaca Sgarioni.
No setor de
veículos, as primeiras consultas também apontam que a comercialização foi
boa, conforme visitas e conversas
informais com diretores da SRP.
“Algumas
concessionárias afirmaram que estão muito bem, com resultados além da
expectativa já que tinham como parâmetro o cenário econômico nacional. Outras
revendas informaram que estão com
negócios prospectados”, informa Sgarioni acrescentando que, “como de costume,
os restaurantes que estão na exposição se mostraram satisfeitos”.
Visitas gratuitas e eventos técnicos
O público dos
eventos técnicos, como em anos anteriores, foi bastante significativo. Todas as
palestras, cursos, simpósios estiveram lotados. Em apenas quatro deles,
realizados pela Sociedade Rural do Paraná (Simpósio Bem Estar na Fazenda, Ciclo
de Palestras em Ovinocultura Moderna, Simpósio Eficiência em Produção e
Reprodução Animal e workshop em Andrologia Bovina e Tecnologia do Sêmen) foram
cerca de 1.200 inscritos.
Mais de 17 mil estudantes de escolas
municipais, estaduais e técnicas, além de idosos visitaram a ExpoLondrina,
totalizando 152 grupos que foram recebidos no Parque Ney Braga, em visitas
gratuitas.
Parceria com o Hospital do Coração
O Hospital do
Coração foi um importante parceiro da ExpoLondrina 2015, mantendo um
ambulatório, ambulância com UTI e atendimento médico dentro do Parque Ney Braga
durante os 11 dias de evento. De acordo com dados preliminares do hospital,
haviam sido registrados 850 atendimentos até às 11 horas deste domingo (19 de
abril). A maioria foi relacionada a crises hipertensas, hipoglicemias e outros,
como pequenos cortes e queimaduras ocorridas nas cozinhas das dezenas de
restaurantes e barracas de alimentação.
Financiamentos
Linhas de
financiamento variadas foram ofertadas
pelas instituições presentes à ExpoLondrina. A Caixa Econômica Federal, que
participa pela segunda vez na ExpoLondrina, comemora os bons resultados.
“Seguramente vamos ultrapassar a meta de R$ 30 milhões, sendo que a maior parte
dos contratos é de custeio e financiamento de máquinas”, afirma o gerente de
plataforma empresarial da superintendência da Caixa, Luiz Gastão Pinto Junior,
lembrando ainda dos reflexos positivos que serão obtidos com os contatos
pós-feira.
Entre as
modalidades ofertadas pela Caixa, ele destaca o custeio antecipado, a
possibilidade de o produtor , em até
nove meses antes do momento do plantio, obter recursos para comprar insumos em
uma condição mais vantajosa.
Segundo o gerente, a movimentação no estande
foi muito boa. “Nosso grande objetivo é justamente divulgar, fazer chegar até o
produtor rural as informações de que todos os mecanismos de crédito que ele
precisa encontra na Caixa”, ressalta.
O diretor de
Negócios da Regional Norte da Sicredi União PR/SP, Paulo Ozelane, diz que houve
um aumento de cerca de 20% na quantidade de propostas. Se elas se
concretizarem, representam R$ 20 milhões a mais que o volume registrado no ano
passado. Ele lembra que os reflexos da
feira se estendem por até 90 dias após o término. “Mais negócios serão
acertados.”
O gerente de
Prospecção da Região Norte do BRDE, João Carlos Kuritza, disse que, em vista do
momento econômico, o resultado é bom. “Devemos fechar em R$ 50 milhões em
prospecção”, conta. “Tivemos muita procura e temos visitas agendadas por toda a
região”, acrescenta.
O Banco do
Brasil ofereceu linha de financiamentos para maquinários e equipamentos e para
aquisição de veículos de passeio e utilitários. “Prevíamos dificuldades em
razão da elevação da taxa de juros, mas está dentro do esperado”, afirma o
gerente da Agência Calçadão (responsável pela participação do banco na feira),
Paulo Zago.
Concessionárias atingem metas
Negócios
fechados, boas perspectivas pós-feira e fortalecimento da marca.
Concessionárias de automóveis comemoram os
resultados positivos alcançados durante
a ExpoLondrina.
No estande da
Chevrolet/Metronorte, o número de visitantes foi maior que o dos anos
anteriores e o índice de vendas também agradou.
A expectativa era de igualar o número do ano passado, comercializando
160 veículos.
“A ExpoLondrina já é tradição da Metronorte e
sempre oferecemos condições especiais, tanto que muitos clientes esperam a
feira para fazer negócios”, explica o diretor comercial Waldir de Rezende
Filho. Segundo ele, entre as condições especiais estão S-10 para produtor rural
com desconto de até R$ 26 mil e veículos
de passeio com juro 0, além dos descontos.
Quem também
elogia a boa movimentação é Adriano Ambrósio, gerente de vendas da Fiat Marajó,
estimando que até quinta-feira, dia 16, foram comercializados 20 veículos. “A
procura maior é pela pick-up Strada e pelo Palio. É importante participar
porque estamos sendo vistos, fortalece ainda mais a marca.”
Na Ford, três
dias antes do término da feira já haviam sido vendidos 64 caminhonetes. O
diretor comercial da Ford, Fabio Sitta,
informa que também são oferecidas condições especiais aos visitantes da
Expo, como descontos que chegam a R$ 28 mil e taxa 0.
O consultor
de vendas da Opera Peugeot, Flavio Augusto de Lima, diz que foram feitos muitos
contatos para vendas pós-feira. “Este ano serviu para dar visibilidade,
fortalecer a marca”, informa, destacando o modelo 2008, lançamento exposto no
estante da concessionária.
Quem também
aposta em bons negócios após a ExpoLondrina é o consultor de vendas da Jeep,
Peres Oladi. “O movimento é ótimo, valeu a pena vir”, resumiu. No estande os
visitantes puderam ver o Renegade, primeiro carro da Jeep fabricado na unidade
inaugurada no Brasil.
A marca
Volkswagem dividiu o espaço entre as concessionárias Cipasa e Norpave. O
gerente de vendas da Cipasa, observa que houve uma diferença no perfil do
consumidor: se nos anos anteriores a procura era mais por carros populares,
nesta edição da feira os clientes buscam carros luxuosos e mais equipados.
Participando
pelo sétimo ano na feira, a PB Motos – concessionária da Yamaha, atendeu
públicos de todas as classes, oferecendo consórcio, financiamento e desconto à
vista. “Após a exposição vamos até o
cliente formalizar a venda”, observa o vendedor Carlos Roberto de Freitas.
A Caoa Hyundai
recebeu, na ExpoLondrina, a visita do presidente da Hyunday Brasil, William
Lee. Segundo informações da concessionária, a meta foi atingida e contam os
negócios que serão concretizados pós-feira.
Na Toyota, a
movimentação durante todo o evento foi muito boa, segundo Carlos Alberto dos
Santos, supervisor de vendas diretas. Na manhã deste domingo (19), ele estava
bastante otimista e acreditava que meta de 100 veículos vendidos na feira seria
atingida.
Máquinas e implementos agrícolas
excelente vitrine para a divulgação de máquinas e implementos. Além dos
negócios realizados nos 11 dias do evento, os expositores investiram na
divulgação dos produtos. “Os agricultores gostam e esperam a ExpoLondrina, onde
veem novidades”, afirma Sérgio
Chapieski, gerente da Dimasa, revendedora Massey Ferguson.
Segundo ele, os negócios realizados
ficaram aquém das expectativas, mas a empresa acredita nas vendas pós-feira.
Chapieski afirma que o aumento das taxas de juro provocou uma retração na
disposição de comprar máquinas, além do que, segundo ele, produtores fizeram a
renovação da frota nos dois anos anteriores.
José Marcos Donha Júnior, gerente
geral da DHL Valtra, afirma que a ExpoLondrina foi importante para a divulgação
dos produtos. Ele também cita a taxa de juros como o motivo principal para a
diminuição das vendas em relação ao ano passado. “O evento é importante para o
contato com os clientes, que podem comprar nos dias subsequentes da Exposição”,
diz. Ele acredita que no último dia outros negócios podem ser concretizados.
Luiz Antônio Viani, gerente da New
Holland, afirma que a participação não atingiu as expectativas e atribuiu à
taxa de juros a queda nas vendas. Mas, um momento importante para o estande da
revenda foi a visita das ministras da Agricultura, Kátia Abreu, e do Meio
Ambiente, Izabella Teixeira, que, coincidentemente, durante um passeio pelo
Parque Ney Braga, em visita à ExpoLondrina, quiseram parar e ver de perto uma
máquina agrícola. “Elas pararam no estande da New Holland e, junto com o
deputado federal Sérgio Souza, surpreendentemente subiram na máquina e só então
constataram que já estava vendida para os irmãos Agacci, de Ibiporã”, relata
Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná.
Para a empresa Claas, a ExpoLondrina
foi excelente e cumpriu com a finalidade de divulgar a Claas Jaguar 860,
colhedora alemã de alta tecnologia, uma novidade do setor de máquinas
agrícolas. A máquina é de alta eficiência e colhe de 3 a 4 hectares de milho
por hora, eficiência que se comprova também em outras culturas. “A presença de
um bom público na Exposição permitiu a divulgação do equipamento”, explica
Vanderlei Miskalo, representae da C.Vale, revendedora da Jaguar 860.
Miskalo afirma que a ExpoLondrina foi
um termômetro, que sinaliza a realização de negócios futuros. “É intenção
continuar participando do evento. O mercado busca novas tecnologias”, afirma
Luis Bernardo Scheeren, venmdedor da Claas.
A ExpoLondrina 2016 já tem data
marcada: será de 7 a 17 de abril.