Notícias

|

Exportações de mercadorias cairão 9% em 2009, diz OMC

da Efe, em Genebra

 

O volume de exportações mundiais de mercadorias cairá 9% neste ano, sofrendo a maior retração em 60 anos, e os efeitos mais graves serão sentidos nos países desenvolvidos, segundo estudo da OMC (Organização Mundial do Comércio) divulgado nesta terça-feira.

 

Nos países em desenvolvimento, a OMC prevê uma queda entre 2% e 3%, mas com o agravante de que as exportações de bens têm uma participação maior em seu crescimento global, diz o estudo. Já nos países desenvolvidos, a queda deverá ser se 10%.

 

No relatório, que avalia o impacto da crise econômica e financeira no comércio internacional e as medidas adotadas pelos governos nesse contexto, a OMC sustenta que embora o setor comece a dar “sinais de recuperação em fevereiro e março, as perspectivas para o conjunto de 2009 seguem sendo sombrias”.

 

O texto diz que a força da queda indica que, para que retornar ao nível anterior à crise, seria preciso um crescimento “significativamente superior à média”. No entanto, a fragilidade da demanda nos países desenvolvidos provavelmente impedirá uma recuperação sólida, reconhece a organização.

 

Para os especialistas da OMC, o principal risco é de que nestas circunstâncias os governos cedam a “pressões protecionistas”. “Isto agravará a contração do comércio mundial e diminuirá a confiança em uma recuperação adiantada e sustentada”, afirmam.

 

Um risco adicional é de que medidas temporárias destinadas a proteger o emprego e o lucro empresarial “criem um leque de regras permanentes que inibam a competição”.

 

Se isto ocorrer, as chamadas “pressões protecionistas” serão mantidas, inclusive depois da recuperação da atividade econômica, prevê a OMC.

 

Fonte: Folha Online


Compartilhe com o universo

Compartilhar Exportações de mercadorias cairão 9% em 2009, diz OMC no Facebook Compartilhar Exportações de mercadorias cairão 9% em 2009, diz OMC no Twitter Compartilhar Exportações de mercadorias cairão 9% em 2009, diz OMC no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *