Notícias

|

Feliz ano econômico são os votos para 2020

Fonte: Francismar Lemes – Revista Mercado em Foco/ACIL

O que será a década de 2020, é uma questão para os historiadores responderem no futuro. Os analistas econômicos cravam o olhar no presente. A América do Sul convulsionada. Fissuras sociais empurram mais de 120 milhões de latinos de volta à pobreza, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, metade da população vive, em média, com R$ 413 por capita, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em outubro. Investidores também monitoram esse enredo e querem um ambiente de negócios com menos turbulência.

A ideia de que algumas mudanças podem ter consequências desconhecidas no futuro orienta o nosso olhar não só para esse contexto da América do Sul, mas em escala global. Tudo isso para tentar enxergar como será a configuração geopolítica do Brasil, a partir das últimas medidas econômicas do governo federal, e responder: o país conseguirá debelar a estagnação da economia?

O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e os professores Sidnei Pereira e Carlos Eduardo Caldarelli analisam até que ponto as medidas governamentais podem contribuir para a economia andar, alcançando o crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) projetado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para este ano.

Pereira e Caldarelli são do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), respectivamente doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Entre os economistas está pacificado que algumas ações são paliativas, como a liberação do saque de R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O professor Caldarelli ressalta que essas medidas não têm capacidade de alavancar a economia. Rambalducci circunscreve em até três meses o movimento dessa injeção de dinheiro, que nem esquenta no bolso dos beneficiados e vai para o pagamento de contas. Na avaliação de Pereira, as ações não mudam o quadro crônico instalado no país.

As reformas, como a da Previdência, e outras esperadas pelo estado brasileiro, não são a bala de prata que acabarão com todos os problemas da economia. Porém, sinalizam para o mercado o compromisso fiscal do governo, podendo sustentar o crescimento econômico com maior estímulo à demanda e ingresso de capitais estrangeiros como na tentativa do megaleilão do pré-sal.

Contudo, o tecido social em que as reformas são costuradas está surrado pela polarização política. Querelas podem contaminar as mudanças.

“Toda vez que se empreende reformas em um ambiente polarizado e com qualquer tipo de descontentamento, a chance de pintar com cores fortes alguns pontos é muito grande. Um exemplo é a própria Constituição Federal, que amarra muitas questões e cria uma série de situações. Tínhamos acabado de sair de uma ditadura, quando foi promulgada, e queríamos garantir tudo nos pormenores”, avalia Caldarelli.

Há ainda a lupa com que muitos observam a realidade de outros países, pensando em ampliar o debate sobre as reformas brasileiras. Essa visão, a partir de outra realidade social, econômica e política, pode ser desfocada.

Caldarelli lembra também que o Brasil está na região mais desigual do mundo e precisa encontrar as suas próprias soluções econômicas.

“O primeiro ponto é que sempre nos comparamos com países e contextos econômicos muito diferentes. O Brasil é um país pobre em que a população precisa de assistência. Quando se tenta transpor esses modelos, estamos falando de regiões diferentes. O segundo ponto é que alguns desses sistemas não são bem-sucedidos. Os idosos nos Estados Unidos têm dificuldades para se manterem. As taxas de pobreza na Califórnia, que é o estado norte-americano mais rico, avançam mais que na América Latina. Um estudo recente mostra que a Califórnia é o primeiro estado de terceiro mundo dentro dos Estados Unidos. Acredito que precisamos fazer reformas, mas levando em consideração que somos um país pobre e altamente desigual”, considera o economista.

É só olhar para os 65,2% de pretos ou pardos desempregados e 39% de taxa de desocupação de mulheres, de acordo com dados do Pnad Contínua Trimestral, divulgados em novembro do último ano, para compreender o que Caldarelli diz.

O professor Sidnei Pereira defende as reformas como reparos necessários à Constituição de 1988, que podem dar musculatura para a economia acelerar.

“É preciso fazer ajustes em quase tudo. Não nos adaptamos ao mundo e o mundo é nosso concorrente. Se o nosso preço interno for alto, a população vai comprar e se abastecer com produtos de outros países. Vamos gerar emprego lá fora e sacrificar os nossos empregos. A Reforma Trabalhista é passível de crítica? Sim, mas era extremamente necessária porque o resto do mundo já tinha flexibilizado e há geração de emprego”, afirma.

Medidas de eficiência

Para Rambalducci, taxas de juros baixas mantidas pelo governo podem fomentar a economia, mas o nosso colchão de poupança interna ainda é pequeno.

Segundo o economista, é preciso criar regras para que investimentos externos migrem para o Brasil e a economia deixe de patinar.

“É importante lembrar que o governo não tem mais capacidade de investimento. Quem são os players que podem investir na economia? O mercado privado nacional pode, mas essa capacidade é limitada. O que pode se tornar investimento é o que temos de poupança, o que nos obriga a fomentar o ingresso de capital novo. Esses capitais podem entrar, desde que despertemos confiança nos investidores ou com a venda, por exemplo, de áreas de exploração do pré-sal e de estatais”, afirma Rambalducci.

O economista diz que a taxa de desemprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está aquém da realidade ao considerar como o empregado, o indivíduo que trabalhou apenas uma hora, na última semana, e os que estão no mercado informal.

“Se colocarmos na bacia todos os desempregados e retirarmos os empregados, veremos que a taxa de desemprego pode chegar a 21%. Isso é dramático. É preciso que esses investimentos se consolidem e os empregos comecem a voltar. Empregos de qualidade e carteira assinada”, considera Rambalducci.

Na tentativa de dar respostas a essa dramática situação, o governo lançou, em novembro, um pacote para impulsionar contratações de jovens entre 18 e 29 anos, prometendo reduzir em 305 o custo de contratação nessa faixa etária. O cobertor foi curto para incluir pessoas de 55 anos ou mais, como tinha antecipado.

“O grande problema da economia brasileira é a informalidade do trabalhador. Esses informais têm dificuldades de gastos em bens duráveis. Todas as medidas que não fortalecem essa formalização são negativas. Temos também um paradigma ultrapassado na formação e qualificação de mão de obra baseado na massificação do ensino superior. O nosso grande problema é a produtividade da indústria e da mão de obra. É preciso quatro trabalhadores brasileiros para produzirem o que um norte-americano produz. Talvez, o que tenhamos que pensar é na qualificação, o que não significa a massificação do ensino superior, mas qualificações específicas. A questão do jovem é preocupante, mas precisamos pensar como vamos qualificar essa mão de obra e incluir os outros grupos da população trabalhadora”, conclui o economista Carlos Eduardo Caldarelli.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Feliz ano econômico são os votos para 2020 no Facebook Compartilhar Feliz ano econômico são os votos para 2020 no Twitter Compartilhar Feliz ano econômico são os votos para 2020 no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *