04/03/2020 09:33:04 Fevereiro encerra com queda na inadimplência em Londrina

Fonte: Assessoria ACIL

De acordo com o indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), o mês de fevereiro de 2020 apontou queda de 17,1% no número de consumidores que entraram na inadimplência, comparado ao mesmo mês do ano passado.

Na comparação com janeiro de 2020, os dados também mostram melhoras, já que subiu para 68% a quantidade de consumidores que conseguiram sair da inadimplência. No primeiro mês do ano, esse número era de 64,7%.

O professor de Economia da Universidade Estadual de Londrina, Azenil Staviski, pontua também uma melhora no indicador do estoque de consumidores considerados inadimplentes para o período de 12 meses. Em fevereiro/2019 o estoque era de 39,4% e passou para 32,3% em fevereiro/2020, ou seja, uma queda significativa para o período anual.

"O ideal seria que esses números continuassem apresentando melhoras, mas o desempenho deste indicador depende de vários fatores, principalmente da retomada do crescimento econômico, do nível de emprego e do comportamento do consumidor na gestão do orçamento pessoal e familiar."