Notícias

|

Fim da Lei da Muralha atrai novos hipermercados para Londrina

Fonte: Jornal de Londrina

 

 

A derrubada da chamada “Lei da Muralha”, lei municipal que proibia a instalação de supermercados, lojas de materiais de construção e outros grandes geradores de tráfego no quadrilátero central de Londrina, parece ter sido o marco para que novos empreendimentos se instalassem na cidade. Após a revogação da lei, a cidade já recebeu um novo hipermercado, outro será concluído em 2013 e grandes redes compraram terrenos para novas construções.



A decisão de derrubar a “Muralha” foi tomada pelo então prefeito Barbosa Neto (PDT), em julho de 2012. A revogação da lei ganhou força após denúncias de que um empresário da cidade teria procurado um vereador para que este silenciasse diante do resultado da votação. Na época, o Ministério Público também investigou vereadores favoráveis à Lei da Muralha que teriam supostamente recebido eletrodomésticos de uma rede de supermercados já instalada em Londrina. Em meio a tantas denúncias, ex-secretários, ex-servidores e empresários chegaram a ser presos pelo Gaeco.



Aproveitando o cenário favorável “pós-Muralha”, a rede catarinense Angeloni chegou com força em Londrina. A rede vai ter dois hipermercados na cidade até meados do ano que vem. No total, mais de 760 empregos serão gerados com a construção das duas lojas.



A primeira de duas lojas da rede Angeloni foi inaugurada no início de dezembro. O hipermercado faz parte de um Shopping Center recém construído na região norte da cidade. Segundo José Augusto Fretta, presidente executivo do grupo, foram criados 318 novos empregos nesta unidade.



A unidade prevista para 2013 será construída na Gleba Palhano, ponto nobre de Londrina, e vai gerar 450 empregos. Na avaliação de Fretta, esta loja terá um diferencial. “Será um conjunto de lojas de alimentação e serviços de marcas importantes, acomodados numa estrutura que proporcionará muito conforto e uma excelente experiência de compra”, comentou.



Para o presidente, a região de Londrina apresenta um grande potencial, o que foi fundamental na vinda da rede de hipermercados para a cidade. “Percebendo o ritmo de crescimento do norte do estado, o grupo decidiu expandir fortemente para essa região. Através de vários estudos e pesquisas de mercado, concluímos que existe um grande potencial a ser explorado justamente no nicho de mercado que o Angeloni vem se destacando e sendo reconhecido pelos consumidores, com diferenciais como conforto, qualidade, variedade, atendimento, serviços”, disse.



Para economista, cenário é “exuberante”



O economista Marcos Rambalducci classificou como “exuberante” o cenário atual para o comércio em Londrina. “É interessante observar que claramente há um círculo virtuoso na cidade. Novos postos de trabalho gerados por esses empreendimentos fazem com que a renda das pessoas aumente. Esse dinheiro acaba sendo reinserido no comércio, que tem condições de ampliar e contratar mais funcionários, abrindo novos empregos”, comemorou.



O aumento na renda dos londrinenses é um dos pontos de atração mais importantes na opinião de Rambalducci. “Apesar de o PIB de Londrina ter tido um crescimento não tão bom quando comparado com outras cidades do mesmo porte, a cidade registrou um aumento de renda. Isso atrai o setor varejista”, comentou. Essa atração acaba sendo benéfica para toda a região. “Moradores de cidades de toda a nossa região vêm para Londrina para comprar no nosso comércio. Isso faz com que mais dinheiro gire na cidade”, apontou.



O fim, ou pelo menos a diminuição, da instabilidade política na cidade também é um fator de atração, na opinião do economista. Quem vem investir precisa sentir que há um chão sólido sob os pés. Quando a cidade tem um sistema regulatório bem definido, não há porque os investidores fugirem”, ponderou. “Quando o empresário tem certeza que vai conseguir um habite-se, que não vai ter problemas com leis absurdas que restringem a operação do negócio, ele se sente mais confortável para abrir um empreendimento”, avaliou Rambalducci.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Fim da Lei da Muralha atrai novos hipermercados para Londrina no Facebook Compartilhar Fim da Lei da Muralha atrai novos hipermercados para Londrina no Twitter Compartilhar Fim da Lei da Muralha atrai novos hipermercados para Londrina no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *