Notícias

|

G20 tem “autoridade moral” para concentrar discussões sobre crise mundial, diz Lula




Fonte: Agência Brasil

 

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender hoje (13) que o G20 concentre todas as discussões sobre a atual crise financeira internacional. Para Lula, o grupo de países em desenvolvimento tem “autoridade moral” para isso, uma vez que representa quase 80% da riqueza mundial.

 

“Poderemos criar outros grupos pra discutir outros assuntos. Para cada assunto você reúne quem você quiser, agora, na questão econômica, precisamos definir que o G20 é que tem que decidir as regras que vão controlar o sistema financeiro e vai reger a economia mundial daqui pra frente”, disse, durante o programa semanal Café com o Presidente.

 

Lula lembrou ainda que o mundo não se constitui apenas dos países-membros do G20 e que países menores também devem ter espaço para participar. Ele defendeu que a Organização das Nações Unidas (ONU) seja uma “referência” para envolver países pequenos nas discussões.

 

“Se um país de 1,3 bilhão de habitantes, como a China, tem responsabilidade, e uma ilha de 300 mil habitantes também tem. Ninguém pode querer ter a hegemonia de achar que determinados grupos de países são os que decidem.”

 

Para ele, o cenário é de “otimismo” em relação à próxima reunião do G20, marcada para setembro. Ele destacou, entretanto, que as decisões já tomadas pelo grupo – como injetar dinheiro no Fundo Monetário Internacional (FMI) e discutir a Rodada Doha – levam tempo.

 

Paula Laboissière para Agência Brasil.

 

www.agenciabrasil.gov.br

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar G20 tem “autoridade moral” para concentrar discussões sobre crise mundial, diz Lula no Facebook Compartilhar G20 tem “autoridade moral” para concentrar discussões sobre crise mundial, diz Lula no Twitter Compartilhar G20 tem “autoridade moral” para concentrar discussões sobre crise mundial, diz Lula no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *